MENU

19/01/2024 às 18h53min - Atualizada em 21/01/2024 às 19h00min

Jovem que completar 16 anos até o dia 6 de outubro, data da próxima eleição, pode fazer o Título de Eleitor agora

Da Redação
Com Informações do TSE
O primeiro voto é o momento no qual, jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia - Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
 
De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 6 de outubro de 2022, data da eleição, já podem a partir de hoje, fazer o Título de Eleitor. Esse prazo vai até o dia 8 de maio. 

Votar é um ato de cidadania. E estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual, jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade.

200 mil eleitores / 2º Turno Imperatriz
 Para o estudante Henrique Luís (15), “é importante que os jovens votem porque, com isso, é possível ter a história nas mãos e, consequentemente, a chance de mudá-la”. Ele contou que estimulado pela campanha que a Justiça Eleitoral está fazendo em Imperatriz para que a cidade alcance os 200 mil eleitores passando assim a ter 2º Turno, tirou o Título de Eleitor. 

“Me tornei um jovem que vou praticar meu dever como cidadão. É um exercício de cidadania escolher meus representantes políticos, prefeito e vereador”. 

Henrique Luís afirmou que todo mundo que puder e tiver 15 anos ou 16 anos incompletos deve tirar o título de eleitor para votar em outubro. Ele, por exemplo, já completa 16 anos no próximo dia 20 de abril. 

A hora é agora
Já a estudante Maria Eduarda Félix da Silva (16), também da escola pública, acredita que os jovens devem votar, porque é importante saber, desde cedo, quem vai representá-los. Ela conta que antigamente não tinha interesse em tirar o título eleitoral ou escolher um candidato, mas que há algum tempo mudou esse pensamento. “Tem algumas pessoas que são referência para mim e penso: ‘Caramba, elas já votam!’ Eu também quero votar e fazer parte dessa decisão”. Segundo a estudante, que completou 16 anos em outubro passado, votar pode fazer a diferença de alguma forma.  “Vou poder fazer parte de uma escolha e eu fico muito feliz por isso”, disse a estudante, que pretende tirar o título esta semana. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »