MENU

19/01/2024 às 18h51min - Atualizada em 19/01/2024 às 19h00min

Turismo: Maranhão fecha rodada de negociações com companhias aéreas em São Paulo

SECOM Maranhão
Setur visita companhias aéreas em São Paulo - Foto: Divulgação
 
Nesta semana, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) cumpriu agenda em São Paulo. Durante três dias, a titular da pasta, Socorro Araújo, e o secretário adjunto, Ruan Tavares, estiveram reunidos com representantes de quatro importantes companhias aéreas que atuam no Brasil. A pauta foi de apresentação do Maranhão como destino que está atraindo cada vez mais o interesse dos turistas, com o intuito de buscar melhorias de conectividade para o estado.

“Viemos com a missão de estreitarmos a relação do Maranhão com o mercado. Nosso turismo é forte e temos potencial para captar mais voos regionais, nacionais e internacionais, criando pontes com outros destinos estratégicos para nós”, frisou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Os compromissos institucionais tiveram início na segunda-feira (15), com a visita de cortesia à Copa Airlines, uma das principais companhias aéreas internacionais em operação no país que conecta 6 cidades brasileiras à todas as Américas em 76 voos semanais, através de seu Hub na cidade do Panamá, com plano de crescimento substancial para os próximos anos.

O Country Manager Brasil (gerente nacional) da Copa Airlines, Raphael de Lucca, avaliou a aproximação institucional. “Através das parcerias que mantemos com companhias aéreas nacionais e também a partir dessa aproximação com a Secretaria de Turismo do Maranhão, temos a oportunidade de começar um trabalho de planejamento conjunto para a promoção do destino nos principais mercados emissores e, com o crescimento dessa demanda, avaliar a possibilidade de uma operação direta à São Luís”.

Na terça-feira (16), a reunião foi com representantes da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, que já opera no território maranhense para expansão da malha aérea. Na conversa, destaque para os pólos turísticos Lençóis e Delta, Chapada das Mesas e São Luís, além da menção da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e dos recentes investimentos feitos pelo Governo do Estado para impulsionar o turismo com a abertura de novas rotas. 

“Esse encontro representa o compromisso da GOL com o Maranhão, um dos mais belos estados do Nordeste. A Companhia segue apostando na sua capilaridade, no desenvolvimento do turismo e da cultura brasileira,” afirmou Marcos Tognato, especialista em Relações Governamentais da GOL.

Ainda na terça-feira, a agenda foi na sede da LATAM Airlines Brasil. A reunião presencial ocorreu após sucessivas reuniões à distância, mantendo a relação de diálogo existente e culminando com o anúncio de cerca de 30 voos extras com parada final nos aeroportos de São Luís e Imperatriz durante o Carnaval 2024. A medida representa um aumento de 59% dos pousos da Companhia no estado se comparado período carnavalesco de 2022.

A diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra, pontuou os motivos do incremento. “Este ano, fizemos mais investimentos em voos extras no Maranhão. Isso porque percebemos a retomada crescente do turismo da região que atrai a visita de brasileiros e estrangeiros. O feriado prolongado é uma oportunidade para os visitantes explorarem as belas paisagens e as festividades do estado”.

A visita à Azul Linhas Aéreas, que têm a peculiaridade de também operar aeronaves de menor porte, encerrou a rodada de negociações na quarta-feira (17). “Reconhecemos e entendemos a importância do Maranhão como um importante destino turístico no Brasil, essencial para a malha da companhia que mais conecta o nosso país. Foi um prazer receber a secretária em nossa sede e discutir como podemos melhorar ainda mais a nossa conectividade para os maranhenses”, relatou Leticia Schmitz, gerente de Relações Institucionais da Azul.

Para Ruan Tavares, a agenda foi oportuna sobretudo pelo momento de crescimento do Turismo que o Maranhão experimenta. “Estamos convencidos de que nosso trabalho vai surtir efeito a curto, médio e longo prazos. Nos antecipamos nas negociações com as companhias aéreas e estamos sensíveis a todas as questões que dizem respeito ao setor”, avaliou o secretário adjunto de Turismo do estado.

Ao fim de cada uma das reuniões, os representantes do Maranhão entregaram “souvenirs”, que são lembranças que remetem à cultura e folclore do local de origem. Peças, que além do apelo turístico, têm apelo social, por serem produzidas por internos do sistema prisional maranhense que buscam se reinserir na sociedade por meio do trabalho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »