MENU

18/01/2024 às 16h48min - Atualizada em 18/01/2024 às 17h00min

Jornada Pedagógica marca o início das atividades letivas do município

Evento continua com atividades nas escolas nesta sexta-feira

Letícia Holanda
Ascom
Os docentes da rede de ensino municipal recebem os alunos nas voltas às aulas, dia 22 de janeiro. - Fotos: Sara Ribeiro
 
Os professores da rede municipal de ensino iniciaram o ano letivo com formação docente, na Jornada Pedagógica 2024. Promovida pela Prefeitura  de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), o evento realizado nesta quarta-feira (17), deu as boas-vindas para as atividades do calendário escolar. Com programação voltada para palestras direcionadas ao tema “Professor do Futuro: um novo tempo na educação”, o evento foi transmitido pela TV Educaitz, canal 7.2, e no canal da Secretaria de Educação no Youtube.

Este ano, a jornada teve objetivo de avançar com os diálogos sobre as práticas pedagógicas dos professores na contemporaneidade, a partir das habilidades e competências com a tecnologia e inovação.

As palestras foram conduzidas pelos professores: Marcelo Santos, doutor em Genética e Biologia Molecular e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no qual falou sobre “Alfabetização e Letramento Científico: um olhar sobre a ação docente”. Aline Batistela, mestra em Biotecnologia e professora da rede municipal; Zilmar Soares, doutor em Educação e docente da Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul), que abordaram sobre “Estratégias metodológicas para fazer ciência na escola”. Já Stefanie Sorrá, especialista em Gestão Ambiental e professora da rede, com Marcelo Santos, discorreram sobre “Inteligência artificial e ferramenta digitais para a sala de aula”. A psicóloga e professora da rede, Amanda Peixoto, encerrou com as reflexões sobre “A saúde mental do professor do futuro”.

O palestrante doutor Marcelo Soares dos Santos frisou a finalidade da capacitação. “Evento oportuno de integração dos educadores ao contexto atual da ciência e dos caminhos pedagógicos inovadores, ofertando possibilidades de ações e atividades que podem ser implantadas em sala de aula”, diz.

Para a professora da creche Antônia Glaucimeire, Andrea Nascimento, a Secretaria Educação saiu na frente com um evento de apoio e preparação dos servidores. “Muito importante esse momento de formação, principalmente com as reflexões bem atuais desenvolvidas, pensando na atualização da atuação do professor na sala de aula, com todos as ferramentas tecnológicas apresentadas para nós, além da atenção aos cuidados com o nosso psicológico para exercermos com qualidade nosso compromisso na escola”, afirma.  

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou que a Jornada foi organizada para os professores começarem o planejamento de 2024 cheios de ideias e motivação para as ações pedagógicas nas escolas. “Mais um ano iniciando e nossos profissionais da educação estão preparados para continuarem avançando na educação pública, oferecendo qualidade no ensino de Imperatriz, sobretudo utilizando os recursos já implantados nas escolas como os nossos laboratórios de ciências, matemática, robótica, tudo aliado a tecnologia e inovação”, observa. 

A Jornada Pedagógica segue com ações internas nas escolas, na quinta-feira (18), e sexta-feira (19). A volta às aulas será dia 22 de janeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »