MENU

16/01/2024 às 16h53min - Atualizada em 16/01/2024 às 16h53min

Conheça um pouco mais sobre o bordel de Jacutinga

Famosa personagem da novela “Renascer” será interpretada por Juliana Paes que comandará com ternura, mas com mãos de ferro, a “Casa das Damas”

Da Redação
GB Edições
A beleza e o charme de Jacutinga (Juliana Paes) são conhecidos por todos no vilarejo de Ilhéus. Apesar de ser a dona do bordel e comandar com maestria o trabalho de suas meninas / Fábio Rocha-RG
   
Em breve estreia na telinha da Globo o remake de “Renascer”. Uma das principais personagens da trama é Jacutinga, na primeira versão, em 1993, magistralmente interpretada por Fernanda Montenegro e agora por Juliana Paes.

A beleza e o charme de Jacutinga são conhecidos por todos no vilarejo de Ilhéus. Apesar de ser a dona do bordel e comandar com maestria o trabalho de suas meninas: Morena (Uiliana Lima/Ana Cecília Costa), Flor (Julia Lemos) e Juliete (Flávia Barros), Jacutinga também gosta de um “chamego” e Norberto (Matheus Nachtergaele) estará sempre disponível para a amada. Dono da única venda da vila, o principal ponto de encontro da região, Norberto é aquele que sabe das coisas e é sempre bem-informado. Só não conseguirá prever o abandono de seu grande amor, que um dia resolve ir embora sem deixar rastros.   

Antes de sumir pelo mundo, a casa de Jacutinga será a grande atração do local. Sua clientela fiel bate ponto sempre por lá. Dos poderosos coronéis Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) passando pelos trabalhadores das fazendas de cacau como Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) e Jupará (Evaldo Macarrão), todos eles têm destino certo nos momentos de folga. Tanto que esses dois últimos vão se interessar por Morena e Flor, respectivamente, e até casório vai acontecer, tudo graças ao empurrãozinho da dona do bordel, que também será uma espécie de cúpida e anjo da guarda no romance entre José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos).

Jacutinga é uma mulher de muita garra e à frente de seu tempo. Sabe identificar as armadilhas da vida e estender a mão àqueles que estão sem rumo. Assim faz com Maria Santa, quando a jovem é largada pelo pai Venâncio (Fabio Lago), na porta de sua casa. Quitéria (Belize Pombal), a mãe da moça, não consegue evitar as ações do marido e sofre com sua impotência.

Maria Santa é muito mais que a filha de Venâncio e Quitéria. Jovem humilde, Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora de seu entorno, mas o destino lhe reserva uma missão especial e bem diferente daquela projetada por seus pais. Quase sem sair de casa, ela ajuda a mãe nos trabalhos domésticos e está sempre na mira do pai, que lhe dá ordens e quer “preservar” a filha dos pecados que o mundo fora das quatro paredes da casa proporciona. Capataz do Coronel Belarmino, Venâncio é um homem bruto, conhecido na região por ser o “miolo” do boi nas festas do Bumba, uma tradição local, e impõe temor por onde passa. Em casa, por exemplo, ninguém ousa questionar suas vontades e Maria Santa sofre por viver quase como uma prisioneira dentro da própria casa, já que o pai a proíbe de sair. 

Mas é justamente no dia que ela tem autorização para acompanhar o cortejo do Bumba meu Boi, um festejo popular da região, que ela se apaixona perdidamente por aquele que será seu único e primeiro amor: José Inocêncio (Humberto Carrão). A partir deste encontro, a vida de Santinha muda completamente. Pura e sem a experiência com relacionamentos anteriores, Maria Santa acreditará que engravidou depois de beijar o “coronelzinho”. O mal-entendido vai gerar inúmeros problemas e uma grande reviravolta em sua vida. Ao saber da história, o “pai boi” decide largar a filha na porta da “Casa das Damas”, de propriedade de Jacutinga.

Além de se tornar uma segunda mãe para a jovem, Jacutinga atua também como cupido no romance de Maria Santa e José Inocêncio e terá papel fundamental na construção desta família. Conselheira e grande amiga, a cafetina será ainda a parteira dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e de João Pedro (Juan Paiva). Maria Santa morre logo após dar à luz o filho caçula para desespero de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que nunca conseguirá superar esse trauma.

Agora é aguardar a estreia da nova versão de “Renascer” para conferir tudo sobre Jacutinga e as emoções que o remake reserva para os fãs da teledramaturgia global.











 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »