MENU

15/01/2024 às 17h37min - Atualizada em 15/01/2024 às 17h45min

Vencedores do Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão disputam etapa nacional

A competição realizada no estado já é a maior do país e reuniu centenas de estudantes de cinco estados. Alunos de escola pública de São Luís ganham prêmio e bolsa integral do SESI

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Equipes Dracarys e Snake Robots conquistam torneio SESI de Robótica e ganham vaga para Nacional em março na categoria FLL - Fotos: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Centenas de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão e de mais quatro estados competiram em duas categorias neste final de semana e seguem para etapa nacional do torneio, que acontece em março em Brasília. São 10 vagas na modalidade First Lego League Challenge (FLL) e três da F1 in Schools. O Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão já é considerado pelo operador nacional da First Lego no Brasil como o maior em todo país. Pelo porte da competição e dos investimentos na democratização da robótica em escolas públicas, o SESI Maranhão já é a instituição que mais investe em robótica no estado.  

Na modalidade FLL, as equipes Dracarys e Gipsy Danger, do SESI São Luís, e CAMBTEC, do SESI Alagoas, garantiram vaga para o nacional em março entre as escolas privadas. Já entre as escolas públicas venceram as equipes Snake Robots; Ecoje Sal, de Santo Antônio dos Lopes, e Robotics Alpha, de Imperatriz. Davi Arraes, da Dracarys, lembrou que da competição do ano passado para cá ganharam muito mais experiência e ficaram mais fortes. Daí o resultado com a classificação para a próxima etapa.  

Todos os membros da Snake Robots, equipe de garagem que reúne estudantes de várias escolas públicas, garantiu o primeiro lugar entre as escolas públicas. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, garantiu que todos os membros da equipe terão bolsa integral na Rede SESI em 2025 em reconhecimento ao desempenho que tiveram no torneio.  

Um outro destaque na modalidade FLL foi a premiação da equipe de Bacabal Cyborg Team, que pela primeira vez ganhou a premiação na categoria extraoficial de Melhor Técnico para Danilson Montel. “A robótica é uma forma de resgatar os nossos alunos, que muitas vezes são carentes. Esse prêmio é para eles”, falou o professor de inglês que hoje se identifica mais com a robótica do que com o ensino da língua estrangeira.   

O superintendente do SESI Maranhão, Diogo Lima, lembrou que o SESI Maranhão já é a instituição que mais investe em robótica no estado. Ele agradeceu a participação de todos que fizeram desta edição a maior do país. “E lembrem-se que não há campeões para a vida inteira e que o mundo não abre portas. Vocês deverão abri-las”, disse ele 

INOVAÇÃO E EMOÇÃO NAS PISTAS - Estudantes brilham na competição F1 In Schools, impulsionando a ciência e tecnologia no estado. Os resultados da competição F1 In Schools foram impressionantes, com as equipes demonstrando habilidades excepcionais em design, construção e corrida de miniaturas de carros de F1. As equipes foram avaliadas em diversos aspectos, incluindo design do carro, apresentação oral e desempenho na pista. Ao todo, 13 equipes de F1 fizeram história na pista de competição.

Este ano, o Maranhão recebeu as equipes que participaram pela primeira vez do Regional. As equipes Tupã do Paraná e Amazon Predators do Pará. “Essas equipes trouxeram uma energia renovada e ideias inovadoras para o evento e contribuíram para a diversidade e o alto nível da competição”, disse a assessora do SESI, que está à frente da organização do torneio, Elayne Brito. 

 O evento atraiu um grande número de visitantes, incluindo pais e familiares que vieram apoiar suas equipes e ver de perto a competição. A presença deles não só motivou os competidores, mas também proporcionou uma oportunidade para eles entenderem melhor o que é a competição F1 In Schools. 

 Desde 2019, o F1 in Schools tem proporcionado uma aprendizagem empolgante para estudantes de 9 a 19 anos das escolas SESI. Este programa único desafia os alunos a formarem suas próprias empresas e competirem em uma pista de corrida em escala reduzida. Como parte de um projeto internacional endossado pela Fórmula 1, o campeonato simula os desafios reais de uma corrida de Fórmula 1, desde a formação da equipe até a competição acirrada na pista. 

 Na temporada deste ano, a equipe da F1 in Schools Pugnator, da Escola SESI São Luís, foi destaque com premiação em quatro categorias (Escrutínio FIA, Engenharia, Carro Mais Veloz e Mata-Mata) e ainda garantiu o primeiro lugar geral. A escuderia irá disputar a etapa nacional, em março, juntamente com as equipes Spartacus, do SESI São Luís, e Graffeno, do SESI Imperatriz. Alice Chaves, da Pugnator, disse que as premiações são fruto do trabalho intenso da equipe. “Nosso ponto forte foi trabalhar em todas as áreas”, disse Alice, acrescentando que o Maranhão pode contar com medalhas da equipe na etapa de Brasília.   
O vice-presidente da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo, lembrou os competidores do papel que as instituições do Sistema S, uma estrutura mantida pelo empresariado e que está à disposição da sociedade. O SEBRAE é parceiro do torneio.
  
O Torneio contou com o apoio de diversas empresas e entidades, tais como Água Viva, O Boticário, Bumba Alimentos, ENEVA, Kart São Luís, SESC, Rosa Branca, SINDIPAN, SENAI, IEL, com o patrocínio da Pulse e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão - SECMA, além da Solar Coca Cola. O evento tem a correalização da FAPEMA, SEBRAE, F1 In Schools e First Lego League Challenge, com a organização do Casarão da Indústria SESI, e é realizado pela FIEMA e SESI.

 PREMIAÇÃO FINAL DO TORNEIO SESI DE ROBÓTICA 
F1 in Schools 


Projeto Social 
Tupã, SESI Escola Referência do Paraná 
 Escrutínio FIA 
Pugnator - SESI São Luís  
 Empreendimento Marketing 
Spartacus - SESI São Luís 
 Engenharia 
Pugnator - SESI São Luís 
 Apresentação Verbal  
Tupã - SESI Escola Referência do Paraná  
Carro Mais Veloz 
Pugnator - SESI São Luís  
Gestão de Projetos 
Graffeno SESI Imperatriz 
 Mata-Mata 
Pugnator – SESI São Luís 
1° Lugar  
Pugnator – SESI São Luís 
 2° Lugar 
Spartacus – SESI São Luís 
 3° Lugar 
Graffeno – SESI Imperatriz  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »