MENU

13/01/2024 às 20h19min - Atualizada em 13/01/2024 às 20h19min

Lima Campos (MA) comemora 62 anos da sua emancipação histórica

A prefeitura do município preparou uma programação especial para comemorar a data

Nathália Ramos Guimarães
Brasil 61
Lima Campos comemora aniversário no dia 15. Foto: Prefeitura de Lima Campos

  
15 de janeiro é o dia em que o município Lima Campos, no Maranhão, comemora seus 62 anos de sua emancipação política. A cidade nasceu da necessidade da criação de uma “Colônia” em 1932, localizada na margem do rio Itapecuru, onde se instalaram moradores vindos de Caicó, fugindo da seca daquela região. De acordo com os antigos moradores, o nome Lima Campos foi uma homenagem a um agrônomo que administrou a “Colônia”. As informações são do IBGE.

Para comemorar essa data, a prefeitura de Lima Campos preparou uma programação especial para os moradores, que começa neste sábado (13) com a inauguração da praça comunitária ‘Dona Maria Santana’, no povoado Santa Maria dos Fernandes, às 16 horas.

No domingo (14), as comemorações têm início às 8h30, com a celebração da missa em Ação de Graças pelos 62 anos, no Centro de Evangelização da Igreja Católica. Em seguida, às 10h, haverá a inauguração da estrada vicinal Santa Luzia-São José dos Mouras e às 10h30, a terá a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água dos povoados São José dos Mouras 1 e Serrinha, no povoado São José dos Mouras 1.

Porém, no próprio dia que marca o início de sua história, 15 de janeiro, a programação da cidade começa às 9h, com a reinauguração da escola José Adeodato Cavalcante, no bairro Toca da Raposa. Em seguida, haverá a Inauguração da quadra poliesportiva Antonio da Silva de Assis, na Toca da Raposa, às 9h30.

Às 16h está marcado o final do campeonato municipal de futebol, no Cajueirão (Raposão x Santo Antonio) e para fechar com chave de ouro, às 21h haverá o show dos 62 anos com: DJ Rogério Mix, Zé Vaqueiro e Taty Girl, na praça de eventos.

Na primeira semana de 2024, Lima Dias foi destaque na educação, contemplado com a modalidade Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundeb 2024. O município cumpriu todos os requisitos e apresentou avanços significativos educacionais. Das 217 cidades do Maranhão, somente 134 foram contemplados em 2024.

O dia 15 de janeiro também marca a comemoração da emancipação política de Ouro Velho (PB), Pilão Arcado (BA) e o aniversários dos municípios Nova Iguaçu (RJ), Ouro Velho (PB), Ouro Verde de Minas (MG), Paraíba do Sul (RJ), Unaí (MG) e Veranópolis (RS).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »