MENU

12/01/2024 às 18h17min - Atualizada em 12/01/2024 às 18h30min

Público do Torneio SESI de Robótica terá programação paralela com arte e pistas de kart

A competição que acontece hoje e amanhã, no Multicenter, envolve estudantes de vários estados

Imprensa FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Quem for ao Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão, nos dias 13 e 14/01, no Multicenter Negócios e Eventos, das 9h às 17h, terá a oportunidade de participar de uma competição eletrizante entre equipes de vários estados.  Paralelamente o evento terá uma programação aberta ao público que inclui exposição de obras de arte, incluindo quadros dos pintores Pablo Picasso e Tarsila do Amaral, duas pistas de kart, visitas interativas aos acervos de vários museus locais e praça de alimentação.  

Serão dois dias de competição com duas modalidades valendo premiação e vaga na etapa Nacional do Torneio: a First Lego Legue Challenge (FLL) e a F1 in Schools. Além de demonstração não competitiva nas categorias FIRST Robotics Competition (FRC) e Fisrt Tech Challenge (FTC), que se apresentarão para o público presente com robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. Uma oportunidade para testar o empenho dos estudantes na programação dos robôs.  O tema desta temporada é “Masterpiece”, uma oportunidade para 542 alunos do SESI de cinco estados (Maranhão, Alagoas, Paraíba, Paraná e Piauí), de instituições de ensino municipais e particulares, demonstrarem sua criatividade, trabalho em equipe, conhecimento em programação e muita habilidade para contornar situações inesperadas nas mesas de competição e nas pistas de Fórmula 1.  Ao todo, são 71 equipes na modalidade FLL e 13 da F1 in Schools. Dos 71 grupos da First Lego League (FLL), são da Rede SESI 10 de Imperatriz, 6 de Bacabal, 9 de São Luís, 1 do Piauí, 1 de Alagoas e 2 da Paraíba. As demais são de escolas públicas municipais que integram o projeto Prototipando Sonhos, uma iniciativa do SESI Maranhão que democratiza gratuitamente o ensino da robótica, incluindo material e treinamento, para estudantes de escolas públicas maranhenses. Das 13 equipes que competem na modalidade F1 in Schools, há escuderias do Maranhão (São Luís, Bacabal e Imperatriz), Paraná e Pará.  

PROGRAMAÇÃO PARALELA – Nesta temporada o torneio contará com uma estrutura maior para as competições, com duas pistas de kart, que serão decoradas com o tema Super Mário Bros, para a diversão dos competidores e visitantes. Além de um cineteatro gratuito com mostras do Festival Guarnicê de Cinema disponibilizadas pelo DAC-UFMA e visitas interativas com uso de óculos 3D ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Artes Visuais, Casa de Nhozinho e do SESI Casarão da Indústria.  

O evento é uma oportunidade única não apenas para o público conhecer mais sobre robótica e suas muitas aplicações, mas também obras de artes de pintores como Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e dos maranhenses Péricles Rocha e Marlene Barros. A obra de Picasso exposta é feita com a técnica de serigrafia sobre tecido, medindo 88cm x 84cm, da série denominada “Tauromaquia”. Foi restaurada pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e faz parte da Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão pertencente ao acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM).  

O Torneio terá ainda a Expo Ifageek. O público terá acesso a videogames novos e antigos, fliperamas, mesas com jogos interativos, quiz, competições com brindes, just dance, jogos com realidade virtual, exposição de colecionáveis, concurso cosplay (domingo, às 16h), ‘ tiro ao alvo com brindes (nerf), venda de produtos criativos do universo geek (canecas, papelaria, porta-livros, cordões, chaveiros) e muito mais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »