MENU

11/01/2024 às 16h48min - Atualizada em 11/01/2024 às 17h00min

PRF apreende na BR-010 cerca de 73 comprimidos de anfetamina

Dema de Oliveira
Rebites apreendidos com caminhoneiros na BR-010 - Foto: Divulgação/PRF
 
A PRF apreendeu 73 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como “rebites”, em posse de quatro caminhoneiros que trafegavam pela BR-010, em Imperatriz e Açailândia.

O primeiro caso aconteceu em Açailândia, por volta das 21h30, desta quarta-feira 10). Segundo os Agentes da PRF, durante a fiscalização de trânsito, a equipe abordou um caminhão de cor prata. Enquanto verificavam os documentos apresentados pelo condutor, os policiais questionaram se ele estava em posse de algo ilícito no interior do caminhão. O motorista admitiu que tinha 13 comprimidos da anfetamina, uma substância proibida e comumente utilizada para inibir o sono durante longas viagens.

Ao ser questionado sobre a origem da droga e com que frequência a utilizava, o condutor alegou não saber a data e local em que adquiriu os comprimidos, afirmando que transportava a substância para consumo próprio durante suas viagens. Ainda em Açailândia, por volta das 22h10, agentes da PRF abordaram um caminhão de cor azul. O condutor do veículo também admitiu que tinha alguns comprimidos de anfetamina para uso próprio no interior do caminhão.

Ao ser solicitado, o homem entregou à equipe policial 10 comprimidos. Assim como na ocorrência anterior, ao ser questionado sobre a origem e a frequência de uso da substância, o motorista também alegou utilizá-la para consumo próprio durante suas viagens.

A terceira apreensão foi em Imperatriz, por volta das 22h15. Uma outra equipe da PRF abordou um caminhão em uma fiscalização de trânsito e, durante a abordagem, os policiais encontraram 40 comprimidos de anfetamina no interior do veículo. E, por volta das 22h40, novamente em Imperatriz, um outro caminhão também foi abordado por uma equipe da PRF e, durante busca veicular, os policiais encontraram 10 comprimidos de anfetamina na cabine do motorista.  

As quatro ocorrências foram registradas como crime de posse ilegal de droga para consumo próprio. Por ser considerado pela legislação vigente como crime de menor potencial ofensivo, os condutores assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pela PRF, se comprometendo a comparecer em juízo quando intimados. 

De acordo com a PRF, somente em 2023 mais de 1.780 comprimidos de “rebites” foram retirados de circulação nas rodovias federais que cortam o Maranhão, o que representa um aumento em mais de 70% se comparado ao ano de 2022.

O aumento, segundo a PRF, ressalta a intensificação do enfrentamento a esse tipo de crime, que compromete a segurança viária. Porém, também aponta para o fato de que alguns condutores ainda persistem na utilização criminosa da substância.

As anfetaminas (rebites), agem de uma maneira ampla afetando vários comportamentos do ser humano a pessoa sob sua ação tem insônia (perde o sono), inapetência (perde a fome), sente-se cheia de energia e fala mais rápido ficando “ligada”. Uma certa vez, um agente da PRF, contou para a reportagem de O PROGRESSO, que teve o caso de um caminhoneiro aqui na região de Imperatriz, que entrou em um posto de combustível e devido ao efeito do rebites que tinha ingerido, quando voltou á estrada, ao invés de seguir rumo a Belém, onde entregaria a carga que levava, voltou ao contrário, estava voltando rumo a Brasília. Só foi dar fé, que estava voltando, quando atravessava a ponte sobre o Rio Tocantins em Estreito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »