MENU

11/01/2024 às 16h40min - Atualizada em 11/01/2024 às 16h45min

Cresce participação de equipes de outros estados no Torneio SESI de Robótica no MA

Nesta temporada, além do Maranhão, três estados competirão na modalidade FLL e outros dois na F1 in Schools

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Equipe Thunders, da Paraíba, participa do Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Na temporada 2022/2023 do Torneio, os estados do Piauí, Tocantins e Paraíba competiram em São Luís. Nesta edição do Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão, que acontece dias 13 e 14 de janeiro no Multicenter Negócios e Eventos, farão parte uma equipe de Alagoas, duas da Paraíba e uma do Piauí na modalidade Fisrt Lego Legue Challenge (FLL) e duas escuderias do Paraná e uma do Pará na modalidade F1 in Schools. Ao todo a competição reunirá 84 equipes entre escolas do SESI do Maranhão e de outros estados, municipais e privadas. 

Ao todo, são 71 equipes na modalidade FLL e 13 da F1 in Schools. Dos 71 grupos da First Lego League (FLL), 28 são da Rede SESI, sendo 10 de Imperatriz, 6 de Bacabal, 8 de São Luís, 1 do Piauí, 1 de Alagoas e 2 da Paraíba. As demais são de escolas públicas municipais que integram o projeto Prototipando Sonhos, uma iniciativa do SESI Maranhão que democratiza gratuitamente o ensino da robótica, incluindo material e treinamento, para estudantes de escolas públicas maranhenses. Das 13 equipes que competem na modalidade F1 in Schools, há escuderias do Maranhão (São Luís, Bacabal e Imperatriz), Paraná e Pará. 

A delegação do Paraná participará do Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão com duas escuderias na modalidade F1 in Schools. São as equipes Escuderia Tupã, do SESI Afonso Pena, de São José dos Pinhais, e Takion Team, do Colégio SESI Internacional de Foz do Iguaçu.  

Vinicius Nadolny, interlocutor das equipes paranaenses, contou que a Takion ganhou na temporada nacional passada o prêmio de Gestão de Projeto e que a Tupã ficou em segundo lugar no mata-mata. “Recebemos o convite do SESI Maranhão. Como não temos uma etapa regional no Paraná, o torneio no Maranhão é uma oportunidade de as equipes ganharem mais experiência e trocarem informações com outros competidores antes da etapa nacional”, explicou Nadolny. Além das duas equipes do Paraná, participa na modalidade F1 in Schools a escuderia Amazon Predators, de Belém do Pará.  

Já na modalidade First Lego League (FLL) participam desta temporada no Maranhão as equipes SESI Lego Team Parnaíba, do Piauí; Thunders e Destemidos, da Escola SESI Prata, da Paraíba, e a SESI CAMBTEC, da Escola SESI de Maceió, em Alagoas. 

Joab Almeida, técnico da equipe CAMBTEC, disse que o grupo é composto por novos integrantes que não tiveram ainda a experiência de um campeonato FLL. A preparação da equipe iniciou há 4 meses, com treinos diários de segunda à sexta no contraturno escolar. 

“Durante esse período, a equipe superou obstáculos e desafios, criando laços que vão além da competição. Desenvolveram um projeto de inovação voltado para a inclusão de surdos no ambiente musical, criaram um robô e elaboraram estratégias para resolução do desafio do robô na arena de round e praticaram o core values, se conectando a várias equipes”, disse Joab. 

A CAMBTEC já havia participado da regional Maranhão de forma remota durante a pandemia. “Escolhemos vir ter essa vivência e trocar experiências com as equipes e fortalecer network. “As expectativas estão altas. E como técnico, poder ver a dedicação e comprometimento desses jovens na realização dos trabalhos e testemunhar suas evoluções, é algo incrível. Independentemente dos resultados, tenho certeza de que este evento será uma experiência enriquecedora para todos eles”, falou Joab.  Da Paraíba vieram as equipes Thunders e Destemidos, lideradas pelos técnicos Eudes de Medeiros e Eliane Alves. Na temporada passada, a Thunders levou os prêmios Desafio do Robô e Desempenho do Robô na etapa Regional do Maranhão. “O Regional do Maranhão foi maravilhoso no ano passado. Fomos muito bem recebidos e tivemos grandes aprendizados, sendo assim voltamos este ano com nova equipe”, explicou Eudes.  

A equipe Destemidos é a mais antiga da Paraíba. Começou na temporada FLL 2014/2015, quando ganhou o primeiro Champions Award em Manaus e o de Trabalho em Equipe na etapa Nacional no mesmo ano. Entre outras premiações, em 2022 a equipe venceu mais um Champions Award e Desempenho do Robô. “Este ano, queremos mais uma vez compartilhar nosso aprendizado e conhecimento na Regional do Maranhão’, finalizou Eudes. 

O Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão tem entrada gratuita e acontece nos dias 13 e 14 de janeiro, das 9h às 17h, no Multicenter Negócios e Eventos. A competição conta com o apoio de diversas empresas e entidades, tais como Água Viva, O Boticário, Bumba Alimentos, ENEVA, Kart São Luís, SESC, Rosa Branca, SINDIPAN, SENAI, IEL, com o patrocínio da Pulse e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão - SECMA, além da Solar Coca-Cola.  

O evento tem a correalização da FAPEMA, SEBRAE, F1 In Schools, por meio da Fundação Projetando o Futuro, First Lego League Challenge, com a organização do SESI Casarão da Indústria, e é realizado pela FIEMA e SESI. Além das escolas da Rede SESI em São Luís, Imperatriz e Bacabal, participam estudantes de escolas municipais que integram o Projeto Prototipando Sonhos e equipe de garagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »