MENU

09/01/2024 às 19h21min - Atualizada em 09/01/2024 às 19h30min

Tesoureiro que desviou dinheiro da Câmara de Vereadores para jogos on line é demitido

Documento onde o servidor reconhece os desvios e assume o compromisso de ressarcir

Com Informações da Câmara de Vereadores de Araguanã / Gabinete da Presidência
Foto: Divulgação
 
Um caso de desvio de dinheiro público na Câmara Municipal de Araguanã (TO) está sendo investigado pelas autoridades. Documentos apontam que mais de R$ 50 mil foram desviados por meio de inúmeras transferências bancárias, via Pix, ao longo de vários meses de 2022 e 2023.

O esquema teria sido operado por um servidor contratado que desempenhava as funções de secretário e tesoureiro da Casa de Leis, identificado como Wellygton da Silva Santos. Ele chegou a assinar um termo de confissão no qual alega que estava sendo ameaçado por bancas de jogos online.

Muitas das transferências foram feitas para a conta bancária do próprio servidor, e outras para prestadores de serviços da Casa, na tentativa de dissimular os desvios.

Os desvios começaram em meados de setembro de 2022, ainda na gestão da ex-presidente Arly Cássia Pereira, e se estenderam até maio de 2023, quando o esquema foi descoberto pelo atual gestor, Juairam Borges Távora, o qual exonerou o servidor e determinou a abertura de processo administrativo.

Além disso, o presidente da Câmara ainda registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e protocolou uma representação criminal no Ministério Público do Tocantins contra o ex-servidor. Uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) também foi instaurada pela Câmara para apurar os fatos.

“Quando desconfiamos dos desvios, de imediato já bloqueamos a senha dele. Ele agendava os pagamentos indevidos junto com a folha de pagamento e assim aconteciam os desvios”, explicou o presidente Juairam Borges.

Segundo ele, nenhum vereador teve envolvimento na roubalheira e o suspeito apresentou três versões. “Primeiro, ele confessou, depois falou que o celular dele estava clonado e, por último, alegou que o notebook da Câmara estava hackeado. Por isso estamos apurando todos os fatos”, disse o presidente Juairam.

Após a descoberta do esquema, o ex-servidor fez o compromisso de devolver os recursos desviados e já repassou cerca de R$ 32 mil para a conta da Câmara de Vereadores.

Com a proximidade das eleições de outubro de 2024, o assunto tem sido um dos mais comentados na cidade e já está sendo usado politicamente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »