MENU

08/01/2024 às 17h25min - Atualizada em 08/01/2024 às 17h30min

Torneio SESI de Robótica no Maranhão desperta criatividade e consciência social

A competição ocorre nos dias 13 e 14/01 e reunirá mais de 80 equipes das escolas do SESI-MA, municipais e de instituições privadas locais e de outros estados

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Torneio SESI de Robótica da Regional Maranhão, que acontece anualmente, é um momento para que estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio coloquem em prática tudo que aprenderam em áreas como tecnologia, inovação, matemática e linguagens. Mas não é só isso. É uma oportunidade para que os competidores proponham soluções para problemas sociais reais, com muita criatividade e consciência social. Nos dias 13 e 14 de janeiro, no Multicenter Negócios e Eventos, das 9h às 17h, mais de 80 equipes das escolas SESI-MA, municipais e de instituições privadas locais e de outros cinco estados irão participar do torneio que é aberto ao público. 

Serão quatro modalidades. Duas de apresentação e duas competitivas. As últimas são a F1 in Schools e a FLL. A modalidade F1 in Schools objetiva a criação de escuderias que funcionam como uma empresa, uma startup, com áreas como gestão, marketing, engenharia e comunicação. Os competidores devem prototipar um minicarro de Fórmula 1 que seja o mais veloz do torneio. Além disso, precisam desenvolver um projeto social.  

A equipe bicampeã em projetos sociais, a Pugnator, tem como alvo do seu projeto social este ano uma iniciativa que visa ao aproveitamento integral dos alimentos como forma de combate à fome. Júlia Emille explica que a ideia é atacar o problema da insegurança alimentar com o aproveitamento de alimentos que não estão próprios para a vendas, mas ainda podem ser consumidos. A ideia central é estabelecer uma ‘ponte’ entre os feirantes e os consumidores finais. De um lado a iniciativa aumenta a renda dos que vendem legumes, frutas e verduras e de outro estimula o consumo de uma alimentação mais saudável a um custo menor. Capacitações sobre manuseio, conservação e aproveitamento integral dos alimentos com receitas criativas em comunidades estão entre as missões da equipe Pugnator em 2024. 

Já a equipe Sam Race, também da modalidade F1 in Schools, resolveu desenvolver um projeto social que visa valorizar a cultura maranhense por meio da culinária. “Usamos a juçara como nosso carro-chefe. Queremos capacitar as comunidades, como Gapara, para produzirem subprodutos, como bolos e geleias, a partir dessa matéria-prima e isso gere renda”, explicou o gestor de projeto social da Sam Race, o estudante Issac Oliveira. A equipe Sam Race também elaborou um livro que trata de questões como plantio, colheita, processamento e diferentes formas de consumo da juçara e utilização da palmeira como um todo. Além de geração de renda para as comunidades, a ideia dos alunos é agregar um alimento abundante e nutritivo na dieta dos que mais precisam. 

Já a equipe Lipima, formada apenas por mulheres, está focada na revitalização e conscientização sobre o patrimônio histórico de São Luís. Ester Holanda, que exerce a função de comunicação na sua equipe, conta que todas os projetos trazem os conceitos da inovação, da tecnologia e da sustentabilidade. Por meio de visitas técnicas ao Centro Histórico, os alunos mapearam questões como pichações nas fachadas e degradações dos casarões que trazem prejuízo ao turismo e ao valor histórico do conjunto arquitetônico. “Criamos um site no qual reportamos todos os problemas que encontramos”, conta a competidora. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »