MENU

01/01/2024 às 00h00min - Atualizada em 01/01/2024 às 00h00min

A Inesquecível "Escolinha do Professor Raimundo"

Atualmente, a "Escolinha do Professor Raimundo" pode ser conferida no canal pago Viva, mantendo vivo o inesquecível bordão do Professor Raimundo: "E o salário, oh!!!", que ressoa na mente dos fãs de todas as idades.

Da Redação
GB Edições
Talvez um dos personagens mais conhecidos de Chico Anysio seja o Professor Raimundo, que tanto sucesso fez na “Escolinha” comandada pelo eterno humorista / Foto: Arquivo GB Imagem
  
Chico Anysio, na pele do Professor Raimundo Nonato, foi o mestre de cerimônias da memorável "Escolinha do Professor Raimundo", que conquistou o público tanto no rádio quanto na televisão brasileira. Na Rede Globo, o quadro estreou em 1973, integrado nos programas "Chico City", e ganhou ainda mais destaque no "Chico Anysio Show" de 1982, quando a sala de aula se expandiu para mais de 20 alunos. Entre 1990 e 1995, o humorístico tornou-se um programa independente, oferecendo espaço tanto para talentos consagrados quanto para novos nomes, como Dona Catifunda (Zilda Cardoso), Capilé (Tim Rescala), Rolando Lero (Rogério Cardoso) e Dona Cacilda (Cláudia Jimenez).

A marca registrada da "Escolinha" era a atmosfera descontraída e o improviso, traços distintivos do humor de Chico Anysio. Os atores recebiam apenas seus próprios textos, sem conhecer as falas dos colegas, proporcionando surpresas genuínas com as piadas e brincadeiras. Como Chico Anysio era o único a ter conhecimento do texto completo, ele alterava as perguntas de última hora, divertindo não apenas os atores, mas toda a equipe de produção do programa. Em 1999, a "Escolinha do Professor Raimundo" tornou-se um quadro do "Zorra Total", com sua última temporada sendo exibida de março a dezembro de 2001.

O renomado Chico Anysio faleceu em 23 de março de 2012, aos 80 anos. Nascido em 12 de abril de 1931, em Maranguape, Ceará, Chico Anysio, membro de uma família abastada, viu seu destino mudar após um incêndio que consumiu a empresa de ônibus de seu pai. Aos oito anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Inicialmente sonhando em ser jogador de futebol, sua vida tomou um rumo diferente quando acompanhou a irmã Lupe a um teste na Rádio Guanabara. Aprovado para rádio-ator e locutor, sua habilidade em imitar vozes destacou-o em programas de calouros, tornando-se um dos primeiros a acreditar em seu talento Haroldo Batista. Em 1949, Chico Anysio foi para a Rádio Mayrink, onde deu vida ao icônico Professor Raimundo.

O Professor Raimundo fez sucesso no programa "Balança, Mas Não Cai" da Rede Globo, lançando grandes nomes do humor brasileiro, incluindo Zilda Cardoso, Mussum, Zacarias, Castrinho, Tom Cavalcante, Heloísa Perrise, Ingrid Guimarães e Claudia Rodrigues, entre outros. Além disso, resgatou importantes humoristas como Brandão Filho, Walther D'Avila, Costinha e Grande Othelo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »