MENU

29/12/2023 às 17h46min - Atualizada em 29/12/2023 às 18h00min

Centro das Indústrias pretende liderar discussões técnicas voltadas ao setor em 2024

Descarbonização e política tributária estarão na pauta da entidade

Imprensa FIEMA
Cláudio Azevedo, presidente do CIEMA - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O CIEMA é o Centro das Indústrias do Maranhão, uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1967, paralisada em 2003, voltando às atividades em 2022. Ele reúne empresas industriais, empresários, associações ligadas ao setor produtivo, bem como empresas que possuem por objeto atividades diretamente relacionadas aos interesses da Indústria.  

O Centro visa a aproximação com o Sistema FIEMA para consolidação como braço político e estratégico da Federação das Indústrias, dentre outras ações, como apoio ao setor produtivo e às empresas em questões de cunho político, social e econômico, lutando pela defesa dos interesses frente ao Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Para 2024, o Centro também tem o projeto de ser consolidado como liderança, não só política, mas também técnica em questões que afetam diretamente o desenvolvimento econômico do Maranhão. Descarbonização, política tributária, planos diretores, monitoramento da qualidade do ar, mudanças climáticas, são alguns exemplos.  

“Tivemos um ótimo desempenho esse ano, até mesmo no que diz respeito ao aumento de número de sócios, que de 29 subiu para 56, mas a intenção é continuar crescendo. O CIEMA empossou uma nova diretoria executiva em maio de 2023 e esperamos ser uma entidade consolidada em 2024. A acreditamos que iremos conseguir e realizar muitos projetos”, destaca Cláudio Azevedo, presidente do CIEMA.  

RESULTADOS - Em 2023, o CIEMA esteve envolvido em diversas ações, entre elas, o SOS Enchentes. No início do ano, quando cidades do Maranhão sofreram prejuízos devido às fortes chuvas, o CIEMA coordenou a iniciativa pelo Sistema S, conseguindo captar mais de 30 mil cestas básicas entre seus associados e empresas parceiras para as populações atingidas. 

Também foi feita a doação de R$ 200 mil em equipamentos para combate às queimadas, em parceria com a indústria de papel e celulose Suzano, para o Programa Maranhão sem Queimadas, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Maranhão (SEMA). 

O Centro das Indústrias também recebeu o Prêmio Valoriza Mulher, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), em reconhecimento às ações de fortalecimento da presença feminina e de apoio ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. 

Entre as ações de 2023, também foi fechado um convênio com o SENAI e IEL e apoio da Suzano, para oferecer cursos de qualificação profissional para os municípios onde a Suzano possui atividades. E para o ano de 2024, o CIEMA pretende ampliar o programa para que mais empresas associadas possam participar. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »