MENU

29/12/2023 às 17h43min - Atualizada em 29/12/2023 às 17h45min

SESI Itinerante atendeu mais de 29 municípios em 2023

Foram mais de 150.371 pessoas atendidas e 244.400 serviços prestados

Imprensa FIEMA
Consultas clínicas e atendimento odontológico foram alguns dos serviços disponibilizados pelo SESI-MA - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Levar serviços de saúde gratuitos e qualidade de vida para as comunidades mais vulneráveis do Maranhão, com amor e solidariedade é a missão do SESI Itinerante. Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade integrante do Sistema FIEMA, que em 2023, cruzou 29 municípios do estado, atendendo 150.371 pessoas e realizando 244.400 atendimentos. 
 
O projeto também é uma forma de ofertar oportunidade para quem nunca teve a chance de realizar uma consulta médica, como a dona de casa, Liziane Ferreira da Silva, moradora do município de Pastos Bons. “Gostei muito do atendimento do oftalmologista, muito dedicado, explica muito bem. Foi minha primeira consulta com o especialista e descobri que tenho miopia. Agora posso me cuidar da forma correta, graças à ação que disponibilizou os médicos”, afirmou.  

Com quase 50 profissionais percorrendo o Maranhão, junto com sete unidades móveis que se dividem entre consultórios médicos, laboratório, palco para shows e cozinha, a equipe do projeto, durante três dias de ação, oferta à comunidade os seguintes serviços: consultas com médico clínico geral, pediatra, oftalmologista, exames médicos, laboratoriais, eletrocardiograma, atendimentos odontológicos, vacinação e testes rápidos, oficinas de alimentação saudável e higiene bucal, além de recreação infantil e cultural.  Ao final de todos os dias, são distribuídas várias porções de sopa preparada por profissionais de nutrição e alimentação do SESI. O sopão nutritivo conta com ingredientes típicos de cada região.  

A Maria de Jesus Souza Carvalho se deslocou do povoado de Cachirimbal, em Matões do Norte, para participar da ação itinerante e falou sobre a diferença que o projeto fez com os atendimentos à população. “Estou muito feliz com o apoio que o SESI deu aqui, tem muita gente carente do interior que realmente precisa. Tem vários amigos do meu povoado que aproveitaram essa oportunidade com médicos dentistas, oftalmologistas e os exames que precisamos. Isso contribui para que a gente consiga realizar exames de rotina e consultas com mais rapidez”, afirmou.  

SOBRE RODAS - O SESI possui o único laboratório de análises clínicas sobre rodas do Maranhão, com salas de coleta e análise, além de profissionais especializados. A farmacêutica da instituição, Carla Rodrigues, ressalta a importância do laboratório itinerante. “Oferecemos exames de glicemia, hemoglobina, triglicerídeos, colesterol entre outros, necessários para o acompanhamento ou diagnóstico de alguma enfermidade. Nossa missão é levar saúde e bem-estar à população maranhense, que não possui este serviço no seu município ou não tem condições financeiras para custear”, afirmou. 
 
 A união do público e privado faz muita diferença em uma comunidade, como afirma a prefeita de Sambaíba, Fátima Dantas. “Hoje eu quero falar da importância da ação do SESI itinerante no município de Sambaíba. Foi muito valioso, a população tanto da sede como da zona rural esteve presente nas ações e a palavra que nós temos é gratidão. Quando temos grandes parceiros quem ganha é a população com serviços de qualidade”, declarou.  

O prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, elogiou a iniciativa do SESI e agradeceu a atuação da equipe na cidade. “Foi uma grata satisfação receber na nossa cidade o projeto SESI Itinerante, que traz diversos serviços ofertados de forma gratuita a toda população. São atendimentos bastante procurados pela nossa comunidade que foram disponibilizados pelo SESI”, ressaltou.   

O PROJETO – Desde a sua criação, em 2022, até hoje, 42 ações foram realizadas em 34 municípios, atendendo um total de 166.569 pessoas e realizando 277.016 serviços.  

De acordo com o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, o projeto SESI Itinerante configura-se em mais uma contribuição da indústria maranhense nas iniciativas voltadas à área da saúde, levando assistência médica à população mais vulnerável e com dificuldade de acesso ao sistema público convencional.   

“O SESI Itinerante foi criado com a perspectiva de contribuir com as comunidades, especialmente na prestação de serviços de saúde. O objetivo é aproximar as pessoas desses serviços, já que existe uma parcela significativa da população sem acesso a consultas e exames ou ainda que precisa esperar muito tempo por atendimento na rede pública. Nas visitas aos bairros, comunidades e povoados do interior do Maranhão as pessoas são atendidas por profissionais capacitados e em unidades móveis”, destacou.   

A coordenadora do SESI Itinerante, Lenildes Silva, falou sobre os próximos passos em 2024. “Nossa intenção é continuar prestando nossos serviços para as comunidades. Já recebemos inúmeras solicitações dos gestores municipais para levar o projeto até as cidades e também empresas que querem cumprir o seu papel social atendendo as comunidades do seu entorno”, destacou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »