MENU

21/12/2023 às 17h49min - Atualizada em 21/12/2023 às 18h00min

Faccionados morrem em confronto com forças policiais em Itinga

Operação foi realizada com participação de policiais de Itinga e Dom Elizeu (PA)

Ascom/PC/MA
Material apreendido com os bandidos, como armas, munições e muita droga - Foto: Divulgação/Polícia Civil
 
Com intuito de prender dois integrantes de uma facção criminosa, envolvidos em assaltos, homicídios e tentativa de homicídios em cidades do Maranhão e Pará, uma força-tarefa intitulada de “Operação Narcos”, foi deflagrada pelas forças policiais dos dois Estados, na cidade de Itinga do Maranhão. 

Na sexta-feira (15), dois indivíduos assaltaram uma loja de celulares no município de Dom Eliseu, no Pará, onde subtraíram vários aparelhos em valores significativos. Investigações realizadas, revelaram a identificação dos dois indivíduos que praticaram o roubo, um deles um menor, que foi apreendido pelas forças de segurança na mesma cidade onde ocorreu o crime.

Em seguida, os policiais civis e militares descobriram que o outro envolvido direto no assalto, além de um comparsa, estariam escondidos em uma casa no bairro Vila Samuel, em Itinga do Maranhão, comercializando drogas e com várias armas, além de parte dos produtos do roubo.

Equipes da Polícia Civil das cidades de Itinga do Maranhão e Açailândia, com apoio de policiais civis da Delegacia de Polícia de Dom Eliseu (PA), e policiais militares do 51º BPMPA, se dirigiram ao endereço, onde os dois indivíduos se evadiram pulando muros para casas laterais. Em um dos imóveis onde se escondeu, um dos investigados, fazendo uso de uma pistola, recebeu os policiais a tiros, que revidaram, agindo em legitima defesa.

Em outro imóvel, o segundo investigado, que participou diretamente no assalto em Dom Eliseu, utilizando de um revólver, atirou contra os policiais, que também revidaram, agindo em legitima defesa. Os alvos foram encaminhados a uma unidade de saúde de Itinga, onde vieram a óbito.

Na residência onde dupla estava escondida, os policiais encontraram 16 cartuchos de calibre .12 intactas; uma grande porção contendo substância semelhante a crack; uma porção contendo substância em pó branco, semelhante a cocaína; 32 porções de substância semelhante a crack e 46 porções de substância semelhante a maconha, além de materiais usados para preparação da droga e dinheiro.

Na delegacia, os policiais verificaram que o primeiro alvo possuía um mandado de prisão de recaptura em aberto, que estava preso por tráfico de drogas e havia se beneficiado com saída temporária e não retornou ao presídio. Já o segundo alvo, respondia na Comarca de Itinga do Maranhão dois processos, um por homicídio e outro por porte ilegal de arma de fogo.

Além disso as investigações apontam que o segundo alvo seria responsável por diversas execuções de membros de facção exercendo a função de “disciplina” da organização criminosa, mostrando-se elemento de altíssima periculosidade. Ele também tem participação direta em uma tentativa de homicídio contra um comerciante na cidade de Dom Eliseu, no dia 25 de novembro deste ano. Ele também era investigado pela Delegacia de Itinga do Maranhão por homicídios e tentativas de homicídios ocorridos neste ano de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »