MENU

21/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 21/12/2023 às 08h00min

Nas barbas do Papai Noel: a transformação de atores e atrizes em ícones natalinos na TV

Da Redação
GB Edições
Cláudio Cinti e Leandro Hassum disfarçados de Papai Noel aprontaram muito, num dos episódios de “Os Cara de Pau” / Foto: Arquivo GB Imagem
  
Quem disse que Papai Noel não existe? Ele não apenas circula pelas ruas da cidade, mas também trabalha arduamente para levar alegria e esperança às crianças durante as festas de fim de ano. No Rio de Janeiro, existe até uma escola dedicada a ensinar como ser um "verdadeiro" Papai Noel, oferecendo aulas de dicção, interpretação, postura e improvisação. Os alunos aprendem a falar como o Papai Noel e recebem dicas sobre como escapar de perguntas indiscretas das crianças.

No entanto, ser Papai Noel no Brasil apresenta desafios, principalmente devido à roupa pesada, que pesa cerca de 12 quilos, e ao calor intenso nesta época do ano. Além disso, manter a longa barba branca é essencial, pois os clientes atualmente preferem contratá-los com barbas reais, especialmente em shoppings.

Na tela da televisão, muitos famosos já se vestiram de Papai Noel para entreter espectadores de todas as idades. À medida que o Natal se aproxima, é comum ver na TV o icônico personagem gordo, vestido de vermelho.

A Mamãe-Noel também faz sua aparição na telinha. Cissa Guimarães encarnou uma Mamãe-Noel no especial "Natal de Luz" da Xuxa, em 2009, enquanto Fernanda de Freitas arrasou como a sexy Mamãe-Noel Flavinha em "Tapas & Beijos", para desespero de seu marido Djalma (Otávio Muller). Em 2007, Beatriz, personagem de Priscila Fantin em "Sete Pecados", desafiou os estereótipos ao aceitar o papel de Papai Noel, vivendo uma experiência única ao acertar um fotógrafo com o sino da fantasia.

Nas novelas, Marcos Palmeira em "Cama de Gato" (2009) se fantasiou de Papai Noel para passar a noite com seus filhos, enquanto George Sauma, em "Toma Lá Dá Cá" (2009), interpretou um Papai Noel magro e desengonçado. O comediante Welder Rodrigues, vestido de Bom Velhinho, causou risadas em 2015 no "Zorra", tentando resgatar um trenó rebocado para garantir a entrega dos presentes na "noite feliz".

Claudio Cinti e Leandro Hassum aprontaram muito como Papai Noel em um episódio de "Os Cara de Pau" (2012), e o bochechudo rosado, interpretado pelo saudoso Bussunda, foi sequestrado pelo terrorista Osama (Reinaldo) em um especial de "Casseta e Planeta Urgente", um grande sucesso no Natal de 2002.

O "Caldeirão do Huck" também já teve diversos Papais Noéis, incluindo o saudoso assistente de palco Russo, que encantou o auditório e telespectadores vestido de Papai Noel.

Gugu Liberato, em diversas ocasiões, se caracterizou como Papai Noel, visitando famílias carentes e levando presentes e solidariedade. Em muitos programas, a tradição se mantém, e os telespectadores são convidados a descobrir quais celebridades estão por trás das espessas barbas brancas.

Seja adulto ou criança, o importante é entrar no clima natalino e sonhar com o Bom Velhinho nesta data tão especial, que nos faz lembrar o nascimento de Jesus, o Salvador!
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »