MENU

18/12/2023 às 18h32min - Atualizada em 18/12/2023 às 18h45min

Índice de Confiança do Empresário Industrial obtém variação positiva no mês de novembro no MA

Empresários se mostram mais confiantes, e as expectativas também são altas

Imprensa FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 6,6 pontos em novembro de 2023, agora com 56,1 pontos volta a ficar numa zona de otimismo. O aumento foi, inclusive, maior que em relação ao Brasil e ao Nordeste que ficaram com 50,4 e 55,1 pontos respectivamente. Esse índice no Maranhão está associado a uma melhor avaliação das empresas do segmento da construção, tanto em relação á economia brasileira quanto ao estado e às próprias empresas.  

Nos setores, percebe-se uma forte melhora na confiança do empresário da construção civil registrando 57,9 pontos, 19,1 acima do mês anterior. A indústria (transformação e extrativa) apresentou um declínio, porém ainda se mantém na faixa de otimismo com 54,2 pontos. 
 
Sobre as condições atuais, conforme análise relacionada à percepção empresarial, registrou-se 49,6 pontos, uma alta de 12,4 pontos em relação a outubro desse ano. Resultado que provém da melhora de 15,9 pontos na percepção da média e grande empresa.  

Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses apresentam variação de 3,6 pontos acima, passando para 59,6 pontos. Os empresários da indústria de pequeno porte foram os que admitiram maior alta em sua confiança para os próximos seis meses, com 4,9 pontos a mais.  

Nota-se ainda uma melhora em todos os componentes, com destaque a avaliação sobre o Estado subindo 7,5 pontos o posicionando com 53,4 pontos dentro do nível de confiança do indicador geral.  

“Há um sinal de melhora, principalmente no segmento da construção civil, mas é cedo para se falar em recuperação do setor, em vista da grande instabilidade que os indicadores apontaram ao longo de todo o ano de 2023. Há confiança dos empresários e, assim, é bom esperar a divulgação das próximas pesquisas”, destaca o coordenador de ações estratégicas da FIEMA, José Henrique Polary. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »