MENU

18/12/2023 às 18h18min - Atualizada em 18/12/2023 às 18h30min

Governo do Maranhão lança novo programa de pavimentação, o Mutirão Rua Nova

SECOM
Governador Carlos Brandão e prefeitos das cidades beneficiadas - Foto: Rodrigo Ribeiro
 
O Governo do Maranhão lançou a primeira etapa do programa Mutirão Rua Nova. Com investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, a ação prevê a execução de cerca de 160 quilômetros de pavimentação de vias públicas em mais de 80 municípios maranhenses. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (18) durante solenidade no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, com a presença do governador Carlos Brandão e outras autoridades.

O Mutirão Rua Nova é um novo programa do Governo do Maranhão para levar pavimentação para cidades do interior do estado. Ele consiste na execução de ações de mutirão, em parceria com os municípios, para pavimentação de vias públicas e realização de serviços complementares de infraestrutura, contribuindo para a geração de trabalho e renda nos municípios bem como garantir mais mobilidade urbana nas cidades beneficiadas.

“Esse é um novo programa do nosso governo que, assim como outros, será feito em parceria com os municípios. Vamos fazer a doação dos blocos de concreto para a pavimentação de ruas nas zonas rural e urbana. Com isso nós vamos melhorar a mobilidade urbana e dar mais dignidade para as pessoas, acabando com a lama no inverno e a poeira no verão. Os imóveis também serão valorizados e os comércios locais também serão beneficiados”, disse o governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade de lançamento do programa, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Governo (Segov) e Administração Penitenciária (Seap) e os municípios, para a doação de 75 mil blocos sextavados e 2 mil meios-fios, fabricados por mão de obra carcerária, para a pavimentação de logradouros e vias públicas.

“Este novo programa do Governo do Maranhão traz inúmeros benefícios, pois garante emprego e ressocialização para a nossa população carcerária e ainda garante pavimento de qualidade para os municípios. Hoje, temos 42 fábricas de blocos de concreto em funcionamento e a meta é chegar a 80 para atendermos ainda mais cidades com este novo programa”, afirmou Murilo Andrade, titular da Seap.

A parceria que foi firmada com os municípios nesta segunda-feira (18) permitirá que as prefeituras recebam os blocos e meios-fios para execução da pavimentação das vias públicas, conforme os critérios de qualidade técnica, responsabilidades e prazos firmados no ACT.

“Este é um momento muito importante porque vai beneficiar dezenas de municípios do nosso estado com pavimentação em bloquetes. Com isso as prefeituras poderão atender tanto às demandas de bairros da zona urbana e da zona rural sem a necessidade de grandes investimentos já que os blocos de concreto são mais baratos e duram mais que o asfalto”, declarou Ivo Rezende, prefeito de São Mateus do Maranhão e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

As prefeituras ficarão responsáveis pelos serviços de transporte, terraplanagem e a pavimentação, possibilitando a autonomia do poder municipal e o fomento à economia local. As entregas serão divididas em quatro etapas, sendo 15 mil blocos e 400 meios-fios por vez, totalizando 160 quilômetros de pavimento nos 86 municípios beneficiados.

Cidades beneficiadas - Nesta etapa serão contemplados os municípios de Alcântara, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Apicu-Açum, Arame, Arari, Axixá, Bacabal, Bacabeira, Bacurituba, Barra do Corda, Belágua, Bequimão, Brejo, Buriti Bravo, Buriticupu, Buritirana, Cajapió, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Caxias, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Esperantinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Godofredo Viana Governador Archer, Governador Eugênio Barros e Grajaú.

Também serão beneficiados Icatu, Itapecuru-Mirim, João Lisboa, Junco do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lajeado Novo, Loreto, Matinha, Matões do Norte, Nova Olinda do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pindaré-Mirim, Poção de Pedras, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Rosário, Sambaíba, Santa Luzia, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São João do Sóter, São José dos Basílios, São Mateus do Maranhão e São Pedro da Água Branca.

Fechando o total de 86 cidades contempladas, estão ainda São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Senador La Rocque, Serrano do Maranhão, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Tufilândia, Turiaçu, Turilândia, Urbano Santos e Vitoriano Freire.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »