MENU

18/12/2023 às 15h54min - Atualizada em 18/12/2023 às 15h54min

Carlos Lula destina emenda para cirurgias de fissura labiopalatina em crianças e adultos

Benaya Ewerton
Ascom Carlos Lula
Carlos Lula destina emenda para cirurgias de fissura labiopalatina em crianças e adultos - Foto: Ilano Lima
  
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) acompanhou, nesta segunda-feira (18), o início do mutirão de cirurgias de Fissura Labiopalatina do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís. Os procedimentos acontecem após a destinação de emenda feita pelo parlamentar, e vai beneficiar 50 crianças que estavam na fila de espera para a realização da cirurgia.


Da cidade de São Benedito do Rio Preto, a lavradora Geisa Batista Dutra é mãe do pequeno Nicolas Silva, de 4 anos, e tem esperança que o procedimento transforme a vida do menino. “Essa cirurgia vai mudar a vida do meu filho. Agora ele vai começar a estudar e ser aceito, tanto na escola quanto na sociedade, como qualquer outra criança, pois muita gente ainda tem preconceito”, contou.

Para Luciane de Sousa, a cirurgia vai mudar completamente a vida e o futuro de Kaik de Sousa, de 8 anos. A criança abandonou a escola após sofrer bullying dos colegas na cidade de Presidente Vargas. “Ele finalmente vai conseguir voltar para a escola, pois ele deixou de ir porque as outras crianças ficavam ‘mangando’ dele. Ele agora também terá mais qualidade de vida e se alimentará melhor”, disse.

O deputado Carlos Lula destacou que o objetivo da ação é restaurar a vida dos maranhenses, que vivem muitas vezes em isolamento em razão da má-formação congênita. “Quando destinamos emendas para a realização de um mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina, mais conhecida como lábio leporino, estamos restaurando a dignidade de crianças que deixam de estudar e adultos que não têm vida social. Para que eles possam ver de novo um sorriso e se reconheçam”, disse.

“A participação do deputado Carlos Lula já vem desde quando ele era secretário de saúde e nos ajudou na expansão do serviço para o Hospital Dr. Carlos Macieira para tratarmos os adultos. De lá para cá ele sempre esteve presente. Inclusive esse segundo mutirão nesse ano só conseguimos devido emenda parlamentar dele, que em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Aqcua, Associação Céu da Boca e Smile Train. A fila diminuirá para 90 pacientes, já estivemos com mais de 200”, destacou a diretora da ONG Céu da Boca, Ingrid Consolaro.
 
Além da expansão do serviço para o Hospital Dr. Carlos Macieira, em 2017, durante a gestão como secretário Estado da Saúde, Carlos Lula garantiu ao Maranhão autonomia para realizar as cirurgias de lábio leporino e fenda palatina. Antes, os pacientes eram enviados para outros estados para serem submetidos ao procedimento.

“Eu fico muito feliz de, enquanto deputado, poder destinar recursos para conseguirmos realizar ainda mais cirurgias aqui no Maranhão. Hoje com crianças, amanhã com adultos, porém em todos os casos, restaurando dignidade, servindo à saúde pública do Maranhão e cuidando das pessoas”, ressaltou o parlamentar.

O mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina vai alcançar o público adulto, nesta terça-feira (18). Devido à complexidade dos casos em decorrência da idade avançada, os procedimentos serão realizados no Hospital Dr. Carlos Macieira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »