MENU

15/12/2023 às 18h01min - Atualizada em 15/12/2023 às 18h15min

Em Imperatriz, Caravana Maranhão Todos Por Elas encerra o ano consolidando a promoção dos direitos das mulheres no estado

SECOM Maranhão
Caravana Maranhão Todos Por Elas encerrou o ano em Imperatriz - Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), celebra o sucesso da Caravana Maranhão Todos Por Elas, uma iniciativa ousada que percorreu 18 regionais do estado, deixando um impacto positivo na vida de mais de 20 mil mulheres. O encerramento dessa jornada, que promove a igualdade de gênero e fortalece os direitos femininos, ocorreu no último dia 13, no Centro de Convenções da cidade de Imperatriz.

O evento contou com a participação de diversas personalidades comprometidas com a causa. A mesa de abertura do evento foi composto pelas deputadas estaduais Abigail Cunha e Janaína Ramos; Valéria Aquino; primeira-dama e secretária municipal da Mulher de Açailândia; Cleones Cunha, desembargador do Tribunal de Justiça; José Augusto Sá Costa Leite; juíz titular da Vara Especial de Violência Doméstica de Imperatriz; Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão; Gabriela Gadelha, titular da Promotoria de Justiça de Imperatriz; Cristiane Marques, subdefensora geral do estado; Tatiana Costa, vice-presidente da OAB/MA; Rildo Amaral, deputado estadual; Joyce Trindade, secretária de Municipal da Mulher do Rio de Janeiro; Suênia Abrantes, delegada titular da Delegacia Especializada da Mulher de Imperatriz; Vital Rodrigues, delegado regional de Imperatriz; Gabriela Bonfim, diretora da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz; Ivanise Bianca, comandante da Patrulha Maria da Penha em Imperatriz; Sulene Guajajaras, presidente do Instituto Macarapã; Wagtônio Brandão, diretor da Agemsul. 

A secretária adjunta da Semu, Antonieta Lago, ressaltou o papel fundamental da Caravana na articulação das políticas públicas para mulheres nos municípios, fortalecendo a rede de proteção feminina. “A Caravana Maranhão Todos Por Elas está levando informação, conscientização e capacitação para as regionais do nosso estado, articulando as políticas públicas para mulheres nos municípios, fortalecendo toda essa rede de proteção as mulheres, por determinação do governador Carlos Brandão, que tem colocado a pauta das mulheres no centro da governança estadual”, ressaltou. 

Abigail Cunha, deputada estadual, destacou a importância do movimento iniciado no Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres. A Caravana, segundo ela, é uma extensão dessa iniciativa, levando informação, conscientização e capacitação para as regionais do estado. “Estamos percorrendo o estado, com várias edições da nossa caravana, e hoje estamos aqui encerrando o ano, unindo as regionais de Imperatriz e Açailândia. Para o nosso governador Carlos Brandão, proteger nossas mulheres é uma prioridade. Temos todo o apoio dele para desenvolver e ampliar as políticas públicas direcionadas a elas”, explicou. 

A deputada Janaína Ramos parabenizou o governador Carlos Brandão e a Secretaria da Mulher pelo sucesso da Caravana, que alcançou centenas de mulheres nas diferentes regiões do Maranhão. “Parabenizo o governador Carlos Brandão e a Secretaria da Mulher pelo sucesso dessa Caravana, que já alcançou centenas de mulheres pelas regionais do Maranhão, para que informações importantes cheguem lá na ponta a quem não tem acesso”, afirmou. 

Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, elogiou Abigail Cunha pelo brilhante trabalho e destacou que eventos como esse empoderam as mulheres, tornando-as conscientes de seu papel na sociedade. “Eventos como esse tornam mulheres mais empoderadas e mais conscientes do seu papel na sociedade. O governador Brandão, visando isso, está trabalhando para criar espaços como esse, transformando as mulheres em protagonistas. Parabenizo a Abigail Cunha pelo brilhante trabalho junto a sua equipe nessas caravanas que passaram por todo o estado”, pontuou. 

Joyce Trindade, secretária municipal da Mulher do Rio de Janeiro, enfatizou que não há futuro sem a presença das mulheres e elogiou o governo maranhense por investir no futuro através delas. “Não há futuro sem a presença das mulheres. Se promovermos políticas públicas e direitos estaremos semeando o futuro. Porque a melhor maneira de investir na sociedade do futuro é investir em mulheres. O Governo do Maranhão está de parabéns por investir no futuro, através das mulheres, que são a base do nosso país”, afirmou.  

O desembargador Cleones Cunha, do Tribunal de Justiça do Maranhão, destacou os 18 encontros regionais que fortaleceram a política das mulheres nos municípios, evidenciando o aumento da conscientização sobre os direitos femininos. “Foram 18 encontros regionais, fortalecendo a política das mulheres no âmbito do município. Todos com grande número de pessoas. O que demonstra que esse tema está cada vez em mais de evidência com as mulheres buscando informações para se conscientizar sobre os seus direitos”, observou. 

A Caravana, que teve a colaboração de diversas entidades desde o início, focou, nesta última fase, nas demandas específicas dos municípios, com ênfase no combate à violência contra a mulher e na promoção da independência econômica feminina. 

O evento em Imperatriz contou com debates, painéis, programas de capacitação e exposição de projetos administrados pelo governo estadual. A iniciativa alcançou resultados significativos, estimulando a independência financeira das mulheres, criando oportunidades de geração de renda e contribuindo para o combate ao feminicídio. 

Os esforços da Caravana foram direcionados também para destacar o papel crucial da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. A Caravana Maranhão Todos Por Elas reforça o compromisso do Governo do Estado em promover a igualdade de gênero e fortalecer os direitos das mulheres. Um passo importante para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »