MENU

14/12/2023 às 17h43min - Atualizada em 14/12/2023 às 18h00min

Sedel participa de mesa redonda com a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados

Tema foi a valorização do futebol amador brasileiro e das ligas municipais

Dema de Oliveira
Luizinho na mesa redonda realizada na Câmara dos Deputados - Foto: Divulgação/Assessoria
 
A Secretaria de Esportes Lazer e Juventude (Sedel) Imperatriz, participou nesta quarta-feira (13), de uma mesa redonda, com a comissão de esportes da Câmara dos Deputados em Brasília. Reunião aconteceu no anexo II do Plenário 04, da Câmara dos Deputados. Evento aconteceu de 15 às 17h e o tema foi a valorização do futebol amador brasileiro e das ligas municipais. A mesa redonda foi presidida pelo deputado federal Airton Faleiro (PA), autor do requerimento da Comissão de Esportes da Câmara Federal.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, citado nominalmente pelo presidente da mesa redonda, deputado Airton Faleiro, foi quem representou a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Sedel, junto com outros representantes de secretarias de esportes e ligas esportivas de todo o Brasil.

Luizinho participou da mesa redonda que foi formada para debater políticas públicas que visem a valorização do futebol amador brasileiro nas cidades, através das secretarias de esportes, ligas de esporte e clubes filiados às ligas municipais.

 “O futebol amador tem sido um importante vetor no combate aos índices de violência, contribuído de forma eficaz com a inclusão social e na qualidade de vida das pessoas”, disse Airton Faleiro, na abertura do evento

Ele destacou que as Secretarias, ligas municipais são responsáveis por promover campeonatos amadores com crianças, adolescentes e adultos; capacitação de treinadores e árbitros (amadores); e projetos sociais com crianças. E que também movimentam a economia local e possibilitam o descobrimento de novos talentos.

“Apesar da relevância social que esse segmento possui, existem entraves que limitam a sua atuação e expansão de forma mais efetiva nas comunidades. Na atual estruturação, não há possibilidade de uma atuação ou intervenção pública de forma mais direta para o fomento do futebol amador”, afirma Airton Faleiro.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza destacou que a mesa redonda foi muito proveitosa, haja vista que o esporte amador é de responsabilidade dos municípios, mas não têm um recurso que venha atender as atenções básicas do esporte amador em geral. “Essa mesa redonda realizada em Brasília, foi justamente para isso, buscar amparo nas leis esportivas, com a lei estadual do incentivo ao esporte, como também as leis federais. Sendo assim, fomos em busca de soluções para oportunizar o esporte amador de uma forma mais precisa. Sabemos que a porta de entrada dos dirigentes do esporte amador é através das secretarias de esportes de cada município. Visando isso é que participamos dessa mesa redonda e já está agendado uma audiência com o Ministro dos Esportes, o maranhense André Fufuca, para que a gente possa lograr êxito em nossa caminhada”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »