MENU

13/12/2023 às 18h19min - Atualizada em 13/12/2023 às 18h30min

Maranhão tem R$ 350 milhões em 2023 para investimentos em parceria com bancos públicos

País soma um total de Rÿ 56,4 bilhões aprovados em operações de crédito via BNDES, BB e CAIXA. Valor é maior do que a soma dos últimos quatro anos

SEECOM - Presidência da República
Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião de Anúncios de Investimentos de Bancos Públicos em Estados - Foto: Ricardo Stuckert / PR
 
No ano em que o país celebra uma retomada recorde dos investimentos em estados e municípios a partir de financiamentos de bancos públicos, os contratos firmados com o estado do Maranhão totalizam R$ 350 milhões.

Na linha com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a maior parte dos investimentos — Rÿ 190 milhões — será destinada à execução de quatro trechos de vias estaduais relevantes para cadeias econômicas de impacto local (turismo, setor pesqueiro, agricultura familiar). Os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo serão priorizados.
Outros Rÿ 160 milhões serão aplicados em projetos de modernização da gestão e administração tributária e financeira estadual, visando o aumento das receitas, melhoria da gestão em saúde e fortalecimento da transparência.

NACIONAL – No país como um todo, as operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), CAIXA e BB em 2023 superam a soma dos quatro anos anteriores e ajudam a gerar empregos, dinamizar economias e aprimorar infraestrutura.

“É para isso que existem bancos públicos: para fazer aquilo que muitas vezes a iniciativa privada não quer fazer. A orientação é essa: prefeito não é bandido, governador não é bandido. Se ele estiver com as contas em dia, tem direito de ir ao banco, pedir financiamento e o banco financiar”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia que marcou esses anúncios, nesta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília.

São 56,4 bilhões neste ano contra 12,3 bilhões em 2022, 15,6 bilhões em 2021, 13,7 bilhões em 2020 e 10,8 bilhões em 2019 (confira quadro). Desse total, são Rÿ 32,1 bilhões para aplicação em 16 estados e Rÿ 24,3 bilhões para investimentos em 805 municípios de 25 Unidades Federativas.

Na divisão entre os bancos, há Rÿ 22 bilhões contratados via BNDES, Rÿ 15,2 bilhões pela CAIXA E Rÿ 19,2 bilhões por intermédio do Banco do Brasil. Existem, ainda, outros Rÿ 23,5 bilhões em fase de negociação, aprovação e/ou contratação com as três instituições financeiras.

Entre os objetivos dos investimentos, a área de saneamento recebe maior operação de crédito: Rÿ 15 bilhões, seguida por mobilidade (Rÿ 13,2 bi), infraestrutura urbana (Rÿ 10,1 bi), multieixos, que inclui transportes, infraestrutura urbana e social (Rÿ 5,5 bi) e transportes (Rÿ 3,9 bi). “Isso ajuda não só a movimentar a economia. O objetivo central é o cidadão, e é para isso que precisamos atuar”, disse o presidente em exercício da Caixa, Marcos Brasiliano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »