MENU

12/12/2023 às 19h20min - Atualizada em 12/12/2023 às 19h30min

SEDEPE e FIEMA se reúnem com o presidente da Associação das ZPEs do Brasil

As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
A implantação da ZPE ajudará o crescimento econômico, desenvolvimento do estado, instalação de novas empresas, além da geração de emprego - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS- O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner, se reuniu na última segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) com o secretário da pasta e ex-governador José Reinaldo Tavares e o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), Helson Braga. 

Na pauta esteve a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Maranhão, que irá facilitar a atração de novos investimentos para o estado, onde um dos benefícios é a garantia que as empresas poderão exportar seus produtos com tributação diferenciada, e com o suporte do Porto do Itaqui, gerando emprego e renda para a população. 

Luiz Fernando Renner destaca a parceria da FIEMA com o governo do Maranhão para a implantação da ZPE. “A Federação sempre esteve envolvida desde os estudos para a instalação da ZPE. Inclusive acompanhamos de perto as ações desenvolvidas pela SEDEPE para sua aprovação no Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.  A implantação da ZPE ajudará o crescimento econômico, desenvolvimento do estado, instalação de novas empresas, além da geração de emprego”, afirmou. 

O superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da SEDEPE, Pedro Rocha Neto, enviou documentação ao Ministério da Economia para que todas as exigências fossem cumpridas. Em maio do passado, houve a criação de uma Comissão Estadual exclusiva para agilizar o processo. Em outubro deste ano, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário José Reinaldo, e do vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, chegou a se reunir com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para solicitar a aprovação do projeto. 

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. 

José Reinaldo Tavares falou sobre a importância da implantação da ZPE. “A SEDEPE prossegue, incansavelmente, trabalhando para que o Maranhão tenha mais empregos, renda, vida melhor que se traduz em desenvolvimento neste momento de condições inéditas. Há 30 anos, o Estado luta para ter sua ZPE. Será uma conquista histórica”, declarou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »