MENU

08/12/2023 às 18h11min - Atualizada em 08/12/2023 às 18h15min

PF combate tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e facções criminosas

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Foram cumpridos mandados em oito cidades - Foto: Divulgação
 
Campo Grande/MS - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (8), a Operação Sanctus, com o objetivo de desarticular organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas, a lavagem de dinheiro e a facções criminosas.

As investigações tiveram início em outubro deste ano e, com seu avanço, houve a identificação dos líderes da organização criminosa (ORCRIM) sediada na cidade de Dourados/MS, cujo comando é exercido por dois irmãos, ambos com histórico de ligação em apreensões de droga e com lideranças de facções criminosas.

A atividade da organização baseia-se na internalização de droga no país a partir da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, por meio da ocultação de entorpecentes em pneus de caminhões de carga, que, para dissimular o transporte da droga, carrega produtos lícitos até o interior do Paraná e, de lá, para o Rio de Janeiro.

Os investigados promoviam a lavagem de capitais por meio de uma rede de pessoas e empresas, para os quais remetiam e recebiam grandes quantias de valores em espécie por meio de depósitos em terminais de autoatendimento.

O esquema conta ainda com a ocultação patrimonial de empresas e imóveis, cuja propriedade formal está em nome de laranjas, testas de ferro e, no caso dos imóveis, em nome de seus antigos proprietários.

A Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande/MS, nas cidades de Maricá/RJ, Araruama/RJ, Dourados/MS, Ponta Porã/MS, Guia Lopes da Laguna/MS, Cambé/PR, Feliz Natal/MT e Paranatinga/MT.

A Operação SANCTUS contou com o apoio da SENAD do Paraguai.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »