MENU

07/12/2023 às 17h36min - Atualizada em 07/12/2023 às 17h45min

Pesquisa avalia maturidade de municípios turísticos no Sul do Maranhão

Caravana Turismo em Foco apresentou resultados do diagnóstico de maturidade Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

Assessoria/Sebrae
A apresentação forneceu dados da maturidade turística de cada cidade nas dimensões tecnológica, governança, experiência turística e sustentabilidade - Foto: Divulgação
 
A Caravana Turismo em Foco do Sebrae percorreu, entre os dias 4 e 5, as cidades de Balsas, Carolina, Riachão e Tasso Fragoso, no Sul do Estado. A iniciativa teve como foco a apresentação dos resultados do diagnóstico de maturidade dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) para os atores do trade turístico nessas localidades.

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Sandra Barcelos, essa é uma solução que vem sendo aplicada pelo Sebrae e que vem somar ao trabalho realizado na temática pelo Ministério de Turismo por meio de editais e criação de conteúdos junto a municípios brasileiros. Essa ação faz parte das estratégias de apoio à estruturação e profissionalização turística na Chapada das Mesas.

“O objetivo deste trabalho é que a gente sensibilizasse o trade desses municípios para atender aos aspectos levantados no questionário. Tanto para a necessidade de fortalecimento das governanças, conselhos e governos, quanto para qualificação dos negócios. Isso também vai nos ajudar a orientar as ações promovidas pelo Sebrae”, explica a gestora.

A aplicação do questionário foi realizada ao longo do ano de 2023, por meio do acompanhamento realizado pelo programa Agente de Roteiros Turísticos que atendeu 29 municípios maranhenses e 06 polos turísticos neste ciclo. Na região sul, duas consultoras trabalharam com os municípios nos eixos de governança e roteirização. O documento resultante da análise abrange as dimensões tecnológica, governança, experiência turística e sustentabilidade (ambiental, social, econômica e acessibilidade).

Os resultados do diagnóstico oferecem informações para o aprimoramento do setor turístico na região. A expectativa é que a Chapada das Mesas se destaque como exemplo de desenvolvimento turístico inteligente e sustentável no cenário nacional.

Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Carolina, Nilton César Ribeiro Adler, essa pesquisa vai contribuir com o trabalho de planejamento de ações. “Muito bom o que foi apresentado hoje aqui foi muito importante até para os empresários que estavam aqui hoje presentes nessa reunião vissem com outros olhos no destino e possam atuar de forma coletiva em torno dos mesmos objetivos”, destacou

Dados da região
De acordo com Ministério do Turismo, um Destino Turístico Inteligente (DTI) é aquele que gerencia seus processos e territórios de maneira inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.

Os municípios mapeados na região têm grande potencial para receber turistas brasileiros e estrangeiros por conta das belezas naturais e grande variedade de atividades de turismo de aventura presentes na região. Carolina e Riachão destacam-se por terem atrativos mais estruturados como o Poço Azul e Completo de Pedra Caída com resultados que chegam a superar a média nacional em Experiência do turista.

Balsas tem investido muito no turismo, por meio do programa Cidade Empreendedora, que realizou o inventário turístico no município. Ainda tem se consolidado uma nova porta de entrada para o turista, além de ser uma rota de interligação para outros municípios como Fortaleza do Nogueiras e Tasso Fragoso. Esses últimos têm despontado como novos destinos a serem explorados a partir do investimento em estrutura e articulação das governanças.

Os principais desafios para essas localidades são na acessibilidade, das cidades e atrativos, e no aspecto tecnológico, frente ao desenvolvimento de ferramentas de divulgação, controle e dados mais qualificados sobre os destinos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »