MENU

06/12/2023 às 16h36min - Atualizada em 06/12/2023 às 16h45min

Governo do Maranhão e Ministério da Justiça reforçam segurança com entrega de viaturas às guardas municipais

Solenidade de entrega de veículos para a segurança ocorreu no Palácio dos Leões nesta terça-feira (5), com a presença do governador Carlos Brandão, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além de outras autoridades

SECOM Maranhão
Foto: Brunno Carvalho
 
No Palácio dos Leões, ocorreu a solenidade de entrega de viaturas para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade no estado. A iniciativa, que ocorreu em parceria com o Governo Federal, contou com a presença do governador Carlos Brandão, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins; além de autoridades estaduais e municipais.

A partir de um pacote de investimentos no valor aproximado de R$ 8,4 milhões, a parceria entre Governo do Maranhão e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) irá resultar em maior eficiência e capacidade de resposta do sistema de segurança pública maranhense.

Entre os equipamentos, estão 46 motocicletas, adquiridas por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FES) e com recursos federais provenientes de emendas parlamentares da bancada federal maranhense no Congresso Nacional. Duas viaturas, que vão incrementar a frota policial do Maranhão, sendo uma blindada, modelo Blazer, obtida por meio de emenda da bancada maranhense no Congresso, que será destinada para o Batalhão de Choque da Polícia Militar; e outra modelo SUV Duster, adquirida com recursos do FES para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, para o transporte de animais em São Luís. 

Na oportunidade, o Ministério da Justiça realizou a entrega de 26 viaturas, sendo 14 camionetas L200 (4x4), 7 delas para a Polícias Civil e 7 para a Polícia Militar; 12 automóveis Yaris (modelo sedã), que vão reforçar ações do programa estadual Patrulha Maria da Penha e o trabalho de segurança de guardas municipais no interior do estado.

O governador Carlos Brandão comemorou tanto a doação dos veículos ao estado, quanto o apoio às guardas municipais, que incentiva a redução das desigualdades regionais, a padronização e a modernização, assim como promove um ambiente de cooperação entre os diferentes níveis de governo.

“Eu agradeço a presença do ministro Flávio Dino que, mais uma vez, está entregando equipamentos na área da segurança. Nós somos muito gratos porque em apenas um ano de governo, o ministro entregou várias viaturas e outros equipamentos que as polícias precisam. Agora, a partir dessa notícia de inovar com as guardas municipais, a gente amplia o trabalho em benefício dos municípios que precisam de viatura e treinamento”, pontuou o governador.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que como parte da intensificação do combate à criminalidade, o ministério irá atuar em duas direções, uma centrada no apoio ao sistema de segurança do Maranhão, a outra no que diz respeito ao novo programa federal de apoio às guardas municipais.

“Esse reforço da segurança pública, neste caso, ocorre em duas direções, a primeira, em parceria com o Governo do Estado, em que estamos completando, hoje, 50 viaturas entregues. Inclusive, temos motos de emendas da bancada federal maranhense. E hoje, nós temos também o início, no país, de um programa em que, pela primeira vez, o Ministério da Justiça está apoiando guardas municipais com viaturas. Nós acreditamos que essa união entre o Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras é o caminho pelo qual nós vamos conseguir reduzir a violência”, disse o titular do MJSP.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »