MENU

04/12/2023 às 08h21min - Atualizada em 04/12/2023 às 08h21min

Resumo de Novelas

– Sinopses da semana de 04 a 09 de dezembro de 2023 –

Da Redação
GB Edições
Os atores, Michel Joelsas e Heslaine Vieira interpretam os personagens, Francisco e Soraya, respectivamente, na novela “Fuzuê” / Foto: Fábio Rocha-RG

   
A GATA - 16h15, no SBT

SEGUNDA
Mariano e Paulo estão zangados porque Dona Rita jogou um balde de água nos dois. Mariano demonstra interesse por Esmeralda. Lorena se surpreende quando Perla diz que Augusto roubou sua filha. Lorena diz a Augusto que não conseguiu ver os filhos de Paulo, mas que se encontrou com Perla, a louca. Gisele flerta com Paulo. Esmeralda, desolada, recrimina o Silencioso por não se esforçar para encontrar sua filha. Esmeralda diz a sua filhinha que ela precisa lutar por sua vida.
 
TERÇA
Letícia é transferida para outro hospital, pois sua doença segue avançando. Lorena vai até o hospital para ver a filha de Esmeralda, mas acaba se encontrando com o Silencioso e eles discutem. Esmeralda diz que eles precisam respeitar sua dor. Lorena descobre Virginia e Centavinho se beijando e, furiosa, esbofeteia a filha. Centavinho intervém e Lorena também o esbofeteia. Domênico pede Esmeralda em casamento. Justo neste momento Paulo chega.
 
QUARTA
Paulo pede que Esmeralda vá descansar, pois ele ficará com sua filha. Esmeralda responde que ficará ali e Domênico lhe oferece sua companhia. Paulo responde que de nenhuma maneira irá embora. Silencioso pede a Esmeralda que volte para sua casa. Silencioso está a ponto de dizer a Esmeralda que é seu pai, mas Dona Rita chega e os interrompe. Esmeralda diz a Jacira que às vezes pensa que é a filha do Silencioso, e é por isso ele a ajuda tanto. Paulo fala amorosamente com sua filha e diz que seu tio, Mariano, está apaixonado por sua mãe.
 
QUINTA
Inês finge ser amável com Virginia para ganhar sua confiança e pergunta quem vive em sua casa. Na verdade, o que Inês planeja é roubar a mansão dos Martinez Negrete.Esmeralda, zangada, diz a Jacira que Paulo prometeu que não faria nada contra Centavinho e fez. Lorena diz a Mariano que tem que fazer com que condenem Centavinho. Mariano responde que Lorena não contará com ele para condenar um inocente. Paulo convence Esmeralda que ele não traiu Centavinho, porque seria como trair sua irmã. Centavinho não consegue sair da cadeia, nem mesmo sob pagamento de fiança.
 
SEXTA
Esmeralda diz que não ama Domênico, mas estará agradecida por toda vida pelo que fez por seus filhos. Paulo, furioso, agride Domênico e exige que ele diga a Esmeralda que o dinheiro do pagamento do hospital foi dado por ele. Garibaldo convence os moradores do lixão que os responsáveis pela ordem de desalojamento são Virginia, Mariano e Paulo. Augusto diz a Lorena que o Silencioso conseguiu vetar a ordem de desalojamento. Mariano e Paulo tentam convencer Virginia a voltar para casa, ela responde que não voltará, pois ficará vivendo ali no lixão até Centavinho voltar.
 
SÁBADO
Não há exibição.

ABISMO DA PAIXÃO - 17h20, no SBT

SEGUNDA
Augusto diz a Carmen que vai fazer um exame de DNA para comprovar ou não sua paternidade quanto a Elisa, mas não dirá nada a garota até que o resultado saia. Elisa diz a seu pai que está na festa, pois a própria Almerinda a convidou e disse que assim elas melhorariam as relações entre as famílias. Augusto responde que não precisa da ajuda de nenhum Arango. Dolores diz a Elisa que foi a sensação da festa, pois nunca haveria outra mulher tão bonita como ela no recinto. Dolores questiona Elisa se caso Damião a disse algo, ela responde que não falará dele.

 
TERÇA
Almerinda diz a Florência que Damião está muito estranho. Florência responde que ele ficou assim justamente quando Elisa desapareceu da festa. Damião pergunta a Bráulio se ele tem problemas com Ramiro. Ele responde que todos os trabalhadores têm problemas com Ramiro. Damião pede perdão a Elisa por tê-la beijado e diz que será a última vez em que se veem em muito tempo, pois ele irá novamente para a capital.
 
QUARTA
Tanto Carmen quanto Edmundo tratam de convencer Paloma que estavam falando de uns exames, ela responde que não tentem justificar-se de nada, porque ela sabe perfeitamente o que eles estavam fazendo. Damião leva um chá para sua mãe, e a diz que Antônia lhe disse que ela está doente, Almerinda responde que foi apenas uma queda de pressão, que deve ter sido motivada pela tristeza que sente com sua partida, e implora ao filho que permaneça no povoado por pelo menos mais duas semanas. Damião aceita, e diz que de qualquer forma não partiria deixando a doente.
 
QUINTA
Damião confessa ao Padre Lupe que beijou Elisa, e se sente culpado porque isso é uma traição á Florência, e que Elisa ficou ofendida, pois pensa que ele o fez com má intenção.
Carmen, astuta, faz Edmundo acreditar que o ama e assim tenta convencê-lo a mudar os resultados dos exames de DNA que fez Augusto e Elisa. Edmundo se nega e Carmen então o diz para que ele se esqueça dela. Edmundo desesperado abraça e beija Carmen, Paloma os surpreende.
 
SEXTA
Elisa e Ramiro se encontram na praça, Ramiro a pergunta se ela já superou o papel ridículo que fez na festa de compromisso de Damião, e que aquilo só ocorreu por ela se meter onde não deve, Elisa responde que o problema de Ramiro é se sentir um Arango, quando na verdade não passa de um empregado. Ramiro, furioso, sacode Elisa, Lúcio chega e o dá um soco, este, furioso, devolve o golpe e Lúcio cai no chão, sem sentido. Guido diz a Almerinda que vai embora no dia seguinte.  Ingrid chega à igreja e diz ao Padre Lupe que é a mãe de Gael, o bebê que deixou a seus cuidados, muitos anos atrás, Padre Lupe se surpreende.
 
SÁBADO
Não há exibição.

 

UM REFÚGIO PARA O AMOR - 18h15, no SBT

SEGUNDA
Brígida comenta com Roselena o estado em que Clara chegou à casa. Luciana conhece Pablo, o suposto filho de Luciana e Rodrigo. Roselena marca um encontro com Lourenço num restaurante e discute com ele. Ao chegar o café, Roselena joga o líquido quente no peito de Lourenço.
 
TERÇA
Lourenço é ajudado por uma funcionária do restaurante, enquanto Roselena sai imediatamente do local. Roselena discute com Matilde porque ela ajudou Jana e despede a moça. O resultado das análises de DNA sai e dá negativo.  Alexia pede a Rodrigo que a deixe visitar Mateo.
 
QUARTA
Luciana percebe o ferimento que Lourenço tem no peito e pergunta-lhe o que aconteceu. Lourenço nota que Rodrigo está com dificuldades em respirar e decide levá-lo ao hospital. Cláudio convida Melissa para jantar, mas July atrapalha o plano dos dois. Cláudio e Melissa declaram seu amor um pelo outro. Luciana fica perto de Mateo no hospital e ele trata Luciana com muito carinho.
Roselena telefona a Paz e diz que se vingará de Lourenço, caso ele não se afaste de Jana.  Mirco e Clara se beijam. Clara diz à mãe que irá se divorciar de Rodrigo.
 
QUINTA
Roselena começa a ouvir vozes de crianças. Clara pede dinheiro a Rodrigo em troca de assinar o divórcio. Rodrigo diz a Clara que ficará com Alexia. Oscar diz a Constança que desconfia que Maximino está envolvido na fraude da empresa. Melissa recebe uma oferta de trabalho na Europa e está tentada a aceitar.
 
SEXTA
Patrício confessa ao padre que ama Luciana, mas que quer que ela seja feliz com Rodrigo agora que ele se irá separar de Clara. Luciana convence Violeta a visitar Aquiles para que ele melhore. No apartamento de Luciana, Lourenço se aproxima de Clara, mas Paz se incomoda com a situação. Ana diz a Maximino que Roselena terminou o tratamento com ela, mas que acha que ela deveria continuar. Lourenço pede Jana em casamento. Violeta pergunta a Aquiles se ele é realmente seu pai e ele diz que sim.
 
SÁBADO
Não há exibição.

 

ELAS POR ELAS - 18h20, na Globo

SEGUNDA
Lara se desculpa com Taís pela perda do processo. Roberto e Vilma pagam ao assistente do juiz pela sentença. Sérgio aconselha Helena a dar um passo atrás para preservar sua relação com Giovanni. Márcia implora para que Renée a ajude com Vic e Tony. Giovanni conversa com Jonas. Sérgio briga com Míriam, e Maninha percebe. Tony se preocupa com sua dívida no banco, e disfarça para Cris. Helena se surpreende ao ver que Giovanni desconfia dela. Chega o dia da exposição de Natália, e todos comemoram. Natália apresenta Marcos como filho de Bruno.
 
TERÇA
Todos ficam surpresos com a semelhança entre Marcos e Bruno. Ulisses se irrita com Carol. Tony desabafa com Cris sobre a volta de Márcia. Sérgio se alarma ao saber da existência de Marcos. Aramis garante a Jonas que conseguirá descobrir quem adulterou suas negociações. Cris ouve Tony falando sobre sua dívida. Taís nota o interesse de Lara por Mário. Marcos visita a fazenda de Pedro e Natália. Carol convida Carlinhos para ser voluntário em uma pesquisa da universidade. Márcia se sensibiliza ao ver Renée com Vic. Érica desperta, e Edu e Mário comemoram.
 
QUARTA
Érica descobre que foi atropelada. Pedro decide investigar Marcos. Roberto diz a Helena que eles não correm riscos, a não ser que Jonas tenha um álibi. Jonas comenta com Adriana que usou o celular no mesmo horário em que fizeram a transferência na sua conta na Helàne. Adriana comemora com Jonas o álibi que pode comprovar que Helena mentiu. Pedro fica preocupado ao saber por Marcos que Natália bebeu. Giovanni pede desculpas por ter desconfiado de Jonas e conclui que a mãe mentiu. Tony impede Márcia de falar com Vic. Giovanni diz a Ísis que não confia mais em Helena. Taís revela a Pedro que o pai de seu filho é Átila.
 
QUINTA
Pedro recomenda que Taís conte a Lara que namorou Átila. Aramis orienta Jonas sobre o que fazer com a conta do exterior. Edu comenta com Yeda que teme que Érica não o perdoe. Lígia alerta Natália para não projetar Bruno em Marcos. Helena concorda em retomar o projeto das gestantes. Taís mostra a Raquel o celular secreto de Átila. Míriam esvazia os pneus do carro de Fagundes. Míriam conta a Danilo seu plano. Giovanni pergunta a Helena se foi ela quem vendeu o apartamento e depositou o dinheiro na conta de Jonas, a fim de incriminá-lo.
 
SEXTA
Helena nega para Giovanni que tenha agido contra Jonas. Cris decide quitar a dívida de Tony. Érica se surpreende com a mudança de comportamento de Edu. Pedro descobre que Marcos está morando em um abrigo. Sérgio pede que Fagundes descubra a identidade do comparsa de Míriam. Aramis ameaça Roberto. Jonas se prepara para o novo emprego. Cris conhece Márcia. Ísis questiona Sérgio sobre os filhotes resgatados. Míriam conta a Helena que Jonas cantará em um bar. Mário convida Lara para jantar em sua casa. Tony deduz que Cris quitou sua dívida. Helena chega ao bar onde Jonas se apresentará.
 
SÁBADO
Adriana confronta Helena. Tony reclama de Cris ter invadido sua privacidade, e termina o relacionamento com ela. Pedro confidencia a Taís que Marcos está morando em um abrigo. Lara acredita que Mário irá se declarar para ela. Érica garante a Edu que não se lembra de nada do dia do acidente. Natália descobre que Pedro deu dinheiro para Marcos. Cris avisa a Taís que Helena retomou o projeto dos cosméticos para gestantes. Yeda convence Edu a conversar com Érica sobre o dia do acidente. Lara fica constrangida ao perceber que Mário se esqueceu do convite para jantar. Natália anuncia que Marcos irá morar com ela e Pedro. Érica se lembra do dia do acidente.

 

FUZUÊ - 19h30, na Globo

SEGUNDA
Luna avisa à Maria Navalha a presença de Barreto e pede que ela não volte para casa. Maria vai ao Beco do Gambá para se aconselhar com Lampião. Merreca teme pela segurança de Soraya. Pascoal e Preciosa tramam para pegar o baú do tesouro. Lampião ouve a conversa entre Merreca e Maria. Cata Ouro deixa o Beco do Gambá com o baú e encontra Preciosa e Cecília. Pascoal sonda Gláucia sobre Merreca. Selena tenta convencer Jefinho a acabar com a dupla com Luna. Pascoal segue Soraya. Maria se aconselha com Rejane. Pascoal atrai Soraya para uma armadilha. Merreca encontra Cata Ouro.
 
TERÇA  
Merreca tira o baú de Cata Ouro, e Gilmar vê. Miguel fala com Barreto sobre o sumiço de Maria. Maria se sente mal, e Rejane a ampara. Miguel segue Gilmar sem ser visto. Merreca esconde o baú. Soraya é sequestrada. Gilmar conta para Miguel que Merreca pegou o baú. Edgar tira o baú da casa de Gláucia. Preciosa tenta fazer negócio com Merreca. Pascoal manda a foto de Soraya para Merreca. Bebel comenta com Vânia que afastará Pascoal da Conde de Montebello. Maria vê Pascoal na casa de Gláucia. Merreca encontra o cativeiro de Soraya. Edgar leva Miguel até o baú do tesouro.
 
QUARTA
Miguel e Jefinho colocam o baú no carro quando Barreto chega para falar com eles. Pascoal descobre que Soraya fugiu e se enfurece com Bigão. Merreca leva Soraya para a casa de Luna, e Rejane e Maria a acolhem. Luna e Miguel fazem uma denúncia anônima para Barreto e se escondem para observar o resgate do baú. Bebel conta sobre seu noivado para Heitor. Preciosa se incomoda com o desprezo do marido. Nero comemora o seu noivado com a família. Soraya expulsa Merreca da casa de Luna. Luna diz à Maria que o baú do tesouro está com a polícia. Barreto avisa a Nero sobre o baú, e Preciosa se desespera.
 
QUINTA
Preciosa não aceita ficar longe do tesouro. Maria tenta consolar Merreca. Miguel e Luna abrem o baú. Merreca conversa com Maçarico e seus comparsas sobre Pascoal. Caíto, Bartô, Jefinho e Luna cuidam de Soraya. Maria culpa Luna por não ter ficado com o tesouro. Preciosa revira a casa de Pascoal. Edgar flagra o flerte entre Gláucia e Domingos. Miguel conta para Francisco sobre o sequestro de Soraya. Bernardo liga para Preciosa, e Heitor fica tenso ao falar com ela. Pascoal vai atrás de Merreca. Soraya se surpreende com a visita de Francisco. Maçarico e todos os capangas se unem a Merreca contra Pascoal.
 
SEXTA  
Merreca e seus comparsas dão uma lição em Pascoal. Soraya aceita namorar Francisco. Miguel, Maria e Luna se preocupam com Soraya. Heitor assume seu amor por Preciosa para Bebel. Preciosa se preocupa com a demora de Pascoal. Merreca invade a casa de Luna para falar com Soraya, e se enfurece ao ver Francisco. Miguel encontra Pascoal e o leva para o hospital. Heitor vai atrás de Preciosa. Miguel chega à casa de Pascoal, e Preciosa se assusta com o estado do cúmplice. Heitor desabafa com Alícia. Preciosa vasculha o celular de Pascoal. Soraya tem um pesadelo, e Francisco a ampara. Preciosa mostra para Barreto o vídeo de Pascoal roubando o baú do tesouro.
 
SÁBADO
Barreto questiona Preciosa sobre a procedência do vídeo de Pascoal. Soraya faz o boletim de ocorrência na delegacia. Miguel diz a Luna que contará para o delegado que ajudou Pascoal. Maria reclama de Nero, e Miguel e Francisco defendem o pai. Luna flagra Jefinho e Selena juntos. Bernardo conta para Preciosa sobre o noivado de Bebel e Nero. Luna se emociona ao ver o novo letreiro da Conde de Montebello. Chega o dia do almoço de noivado de Bebel e Nero. Bebel tira o quadro de César da parede. Pascoal é preso. Bebel conta para Bernardo que Luna é sua tia. Preciosa surge na festa de noivado, e todos se constrangem. César aparece vivo.
 

A INFÂNCIA DE ROMEU E JULIETA – 20h45, no SBT

SEGUNDA
Alex e Nando perguntam para Téo sobre o pai biológico dele. Lívia e Sofia estão na mesma barraca e o diálogo é sobre os meninos; Lívia comenta que gosta de Alex mesmo depois das brigas, ela também questiona Sofia sobre o sentimento para com Téo. Romeu e Julieta esperam todos dormirem para se encontrarem; eles vão até um lago e brincam de atirar preta na água. Karen percebe a ausência de Julieta e chama Patrick para ir atrás do casal. Mariana pergunta para Amanda se o pai do Téo é alguém conhecido. Fausto percebe que deixou o notebook na casa de Bernardo e Vera e vai em busca do aparelho.
 
TERÇA
Chilique, Muke e Fê Dengosa acham que Trapaça ficou louca depois de ler o manual de escoteiro do Ian; eles desejam se livrar do livro. Mesmo brigando muito com Karen, Lívia fica preocupada com o paradeiro da irmã. Admirador secreto de Clara deixa um papel de bala de caramelo, que só vende no Monter Mercado, cair na estufa; Vitor investiga quem consome o produto. Leandro oferece uma bala de caramelo para Vitor. Perdidos na floresta, Karen chora e desabafa com Patrick, mas Enzo e Daniel encontram os dois. Vitor nota Fausto comendo a bala caramelo e desconfia dele.
 
QUARTA
Glaucia pede demissão do Monter Mercado para Vera e expõe que vai gerenciar o CEC. Na disputa com Muke, Ian acerta o valentão com uma bola e um estilingue. Trapaça foge com o manual de escoteiro do Ian. Bassânio descobre que Fausto só criou a história de noivado de Pórcia para afastar a menina dele. No Monter Mercado, Mauro compra a bala de caramelo e Vitor fica confuso, podendo Mauro ser o admirador secreto de Clara. No quarto desafio, as crianças das equipes precisam andar juntas na missão, mas Karen manda todo mundo se separar para conseguir os itens mais rápido.
 
QUINTA 
Trapaça fala para Leon que tinha que ter a certeza de que ele era real. Leon elogia Trapaça e a convence de fazer o bem e devolver o manual para Ian; Trapaça pede para Leon não desaparecer da vida dela. Vitor repara que a bala de caramelo é servida no hall do condomínio Residencial Verona, ou seja, muitos moradores podem ser o admirador secreto de Clara. Vera fica surpresa com a volta de Glaucia no Monter Mercado. A quinta e última prova do acampamento é o cabo de guerra, a equipe ‘Água’ perde e cai na lama e a equipe ‘Fogo’ leva o troféu do acampamento.
 
SEXTA
O oficial de justiça explica para Mariana que o antigo dono da casa perdeu o imóvel e que a residência foi leiloada. Mariana percebe que caiu no golpe do Simão. Alex, Nando, Sofia e Lívia tomam sorvete juntos na sorveteria; Karen e Rosalina ficam bravas com Alex e Nando por saírem com as rivais. Romeu fica incomodado com a mãe por ter contrato seguranças. Hélio cai na armadilha de Vitor. Mergulhando em fotos antigas, Amanda relata os momentos do passado para Téo; posteriormente, ele procura por pistas do pai biológico nas redes sociais da mãe.
 
SÁBADO
Não há exibição.
 

TERRA E PAIXÃO - 21h15, na Globo

SEGUNDA
Ramiro recebe ordem de Agatha para ir armado atrás de Irene e Luigi. Petra convoca reunião com diretores e apresenta o dossiê que comprova o desfalque de Luigi na empresa. Vinícius confirma para Caio e Jurecê que levou o tiro de Antônio, ao ver a foto do produtor rural. Anely vasculha o quarto de Hélio. Antônio volta para casa com Agatha, contrariando a recomendação médica para internação. Luigi avisa a Irene que Hélio é filho de Agatha. Irene, Luigi e Caio invadem a casa de Antônio para avisar a Petra que Hélio é filho de Agatha e que a jovem está sendo vítima de um golpe.
 
TERÇA
Hélio confessa a Petra que é filho de Agatha. Antônio continua confuso. Petra decide enfrentar Hélio. Caio teme que Agatha envenene Antônio. Luana emociona os alunos com sua aula sobre Direitos Humanos. Hélio explica a Petra toda a verdade sobre o plano de Agatha e sofre ao ser dispensado pela filha de Antônio. Agatha consegue a assinatura de Antônio em uma procuração, e avisa ao marido que veio para resgatar os bens que foram roubados da família. Angelina avisa a Caio que viu Agatha dar papéis para Antônio assinar. Ramiro se nega a obedecer à ordem de Agatha para matar Irene.
 
QUARTA
Ramiro deixa escapar para Agatha que Irene foi responsável pela morte de Daniel. Petra pede desculpas a Luigi por ter acreditado nas acusações de Agatha contra ele. Agatha deixa Petra e Luigi intrigados ao dizer que descobriu um crime de Irene. Menah sente ciúmes de Jonatas com Graça. Agatha invade a casa de Irene e diz que sabe que foi ela quem matou Daniel. Angelina leva para Caio a erva que Agatha está usando em Antônio, e Jurecê confirma que a planta pode deixar uma pessoa inconsciente. Agatha pede a Frazão que convoque a imprensa e a polícia para fazer uma denúncia.
 
QUINTA
Vinícius declara seu amor por Iraê. Yandara não gosta de ver sua mãe com Vinícius. Caio entrega a erva que Agatha está usando na comida de Antônio para Marino. Gentil fica feliz ao ver a disposição de Jonatas com a fisioterapia, mas preocupado em como conseguirá pagar o tratamento do filho. Agatha convida Marino para a coletiva de imprensa em sua casa. Hélio pensa em fazer Agatha desistir do plano de vingança. Marino consegue o mandado contra Agatha. Marino encontra Agatha no chão na mansão.
 
SEXTA
Caio leva Antônio para o hospital. Hélio fica arrasado com o acontecimento envolvendo Agatha. Jonatas percebe a tensão de Gentil. Menah conta a Jonatas sobre Agatha. Irene tenta acalmar Ramiro. Graça fica assustada com a reação de Irene ao ninar Danielzinho. Marino recebe de um perito uma pulseira encontrada no local onde encontrou Agatha caída. Frazão conta a Marino que Agatha iria fazer uma denúncia. Antônio fica surpreso com a demonstração de carinho de Irene, e finge estar mentalmente confuso. Marta orienta Petra. Marino e Silva ficam surpresos quando o legista comunica que Agatha foi envenenada.
 
SÁBADO
Marino comenta com Silva que precisa entender como Agatha foi envenenada, e se pessoas diferentes estão envolvidas na situação. O médico avisa a Petra e a Luigi sobre a melhora de Antônio. Irene percebe que perdeu sua pulseira, e avisa a Ramiro que ambos podem estar perdidos caso a polícia a tenha encontrado. Angelina se surpreende ao ver Antônio no cemitério. Rudá e Raoni encontram o corpo de Sidney. Antônio volta ao normal e resolve dar um jantar para celebrar os novos tempos. Aline diz a Caio que a guerra contra Antônio La Selva recomeçará.
 
(Atenção: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »