MENU

03/12/2023 às 10h38min - Atualizada em 03/12/2023 às 10h38min

Setur-MA divulga balanço de alunos qualificados em cursos gratuitos

Em 2023, mais de 3 mil pessoas participaram de cursos relacionados à cadeia produtiva do Turismo.

Secom Maranhão
Parceria com Uemanet possibilita educação a distância (Foto: Divulgação)
  
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), através da Superintendência de Qualificação Profissional, divulgou números referentes ao saldo de alunos participantes dos cursos ofertados gratuitamente em dezenas de municípios maranhenses. O balanço das atividades revelou que as metas do programa Qualificação e Turismo foram superadas antes do fim do ano, com aprovação de 90% dos participantes que se disseram satisfeitos com conteúdo e dinâmica das aulas.

A microempreendedora de Grajaú, Ana Luísa Barros, que produz e vende refeições em casa, participou do curso Condução de Visitantes em Ambientes Naturais e fez o seguinte relato: “O curso me proporcionou uma postura mais profissional na área que já atuo, aprendi dicas de como recepcionar e atender melhor os meus clientes, além de conduzi-los rumo às trilhas e cachoeiras aqui da região”, explicou.

Em Cururupu, a estudante Jaqueline Vieira, uma das alunas capacitadas no curso de Qualidade no Atendimento, destacou a importância da qualificação e do aprendizado adquirido no curso. “Sem dúvida esse conhecimento adquirido com esse curso irá me beneficiar em breve, para que eu ingresse no mercado de trabalho. Agradeço ao Governo do Estado e aos professores pela oportunidade e pelo conhecimento que nos foi dado aqui”, frisou a estudante.

Neste ano, de janeiro a outubro, mais de 3 mil profissionais receberam capacitação de graça, o que é mais do que o esperado. De quando foi criado em 2016 para cá, o programa Qualificação e Turismo atingiu a marca de 16 mil qualificados, em dezenas de municípios maranhenses. 

O portfólio conta com 14 cursos com carga horária entre 4 e 16 horas. Entre os mais procurados, estão: Qualidade no Atendimento, Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes, Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, Mídias Sociais para Promoção do Turismo e Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato.

“Muito do resultado alcançado se deve ao trabalho exercido com afinco ao longo das Expedições de Turismo, da qual nós participamos”, enfatizou Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional. O setor é responsável diretamente pela formação de cerca de 2.300 pessoas ao longo do ano. 

Ainda segundo ele, “o plano é continuar multiplicando conhecimento, seja de forma presencial ou online, através da plataforma de educação a distância. Para isso, um projeto em parceria com o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) está em fase de desenvolvimento e o edital contemplando 3 cursos, na 1ª etapa, deve ser lançado logo no início de 2024”, afirmou. As aulas começaram a ser gravadas nas dependências do UemaNet e em áreas externas.

A Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta também incrementa as estatísticas positivas. Na região, o número de qualificados supera 800 pessoas. 

De acordo com o superintendente do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota, praticamente todos os alunos já trabalham com o turismo na região e os efeitos são nítidos. “A gente tem visto melhorar a questão do atendimento, a oferta de produtos e como pessoas, que antes não tinham qualquer preparo, abraçaram a oportunidade para até mesmo conseguir trabalhar de carteira assinada”, destacou.

Na opinião da secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, os números não deixam dúvidas do empenho de toda a equipe. “Daqui para frente, queremos ampliar o público-alvo das ações educativas e profissionalizantes. O Turismo é feito de gente, quando mais preparadas estiverem, mais impulso ganha a nossa econômica”, finalizou a gestora estadual.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »