MENU

01/12/2023 às 16h34min - Atualizada em 01/12/2023 às 16h45min

Suzano e BNDES investirão R$ 2 milhões em iniciativa social de inclusão produtiva para geração de renda no Bico do Papagaio

Imprensa Suzano
Foto: Divulgação
 
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, investirão 2 milhões de reais no projeto “Conexões Transformadoras: inclusão produtiva para geração de renda” na região do Bico do Papagaio, situada no extremo-norte do estado do Tocantins. O projeto será implementado pelo Instituto Meio e visa fortalecer as atividades de inclusão produtiva, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial, fomentando setores prioritários na região.

A iniciativa pretende beneficiar 800 pessoas diretamente e mais de 2.400 pessoas, sendo beneficiários diretos e indiretos, com o apoio a projetos de grupos produtivos organizados, agricultura familiar, extrativistas e comunidades tradicionais, apoiando também o empreendedorismo social na região do Bico do Papagaio. O projeto considera diversos critérios para a definição de arranjos prioritários, como a escolha de municípios com alta vulnerabilidade social, prevalência da agricultura familiar, territórios ricos em biodiversidade, potencial para o ecoturismo, presença de comunidades tradicionais e baixa capacidade de investimento público, entre outros.

Além disso, tem especial atenção aos inúmeros desafios encontrados por agricultores e agricultoras familiares e extrativistas da região, que são a carência de assistência técnica e capacitação, tecnologias adaptadas a realidade desses grupos, inovação e investimento, fundamentais para assegurar a segurança alimentar, nutricional e a geração de renda para as famílias. Com isso, a iniciativa visa estabelecer estratégias voltadas para o desenvolvimento socioeconômico das organizações envolvidas e de seus beneficiários.

Para Arthur Dias Cagnani, gerente executivo de operações florestais da Suzano, o principal resultado esperado com essa iniciativa é a redução da vulnerabilidade socioeconômica nas comunidades e na região a partir da geração de trabalho e renda. “Ampliamos o nosso papel na cadeia de valor e na sociedade para promover mudanças significativas na forma como produzimos e consumimos. É por isso que, em conjunto com organizações locais e investidores como o BNDES, incentivamos ações que geram renda, fortalecendo negócios sustentáveis que sempre fizeram parte da vocação de cada região”, destaca.

Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio, ressalta que a transformação social contribui para que todas as pessoas tenham oportunidades de trabalho e geração de renda de maneira digna e sustentável. “O envolvimento da comunidade e o fortalecimento de cadeias produtivas e arranjos produtivos locais são fundamentais para uma maior capilaridade do investimento em projetos de inclusão produtiva”.

Ana Costa, Superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, considera que o apoio ao desenvolvimento no território por meio de arranjos produtivos locais é fundamental para a inclusão social e produtiva das pessoas beneficiadas. “O projeto vai proporcionar maiores oportunidades de agregação de valor aos produtos locais, de geração de renda e de organização social de grupos mais vulneráveis, o que resultará em um processo de inclusão social e produtiva, tema estratégico para o BNDES verde e inclusivo”, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »