MENU

30/11/2023 às 18h16min - Atualizada em 30/11/2023 às 18h30min

Primeira unidade da Escola de Referência do SESI no Tocantins é inaugurada em Araguaína

Modelo faz parte de uma rede nacional e será implantado em 22 estados

SESI / Assessoria
Escola funcionará dentro do CAT, no Setor Cimba, em Araguaína - Foto: Divulgação
 
Com infraestrutura moderna e processos educativos inovadores, o Serviço Social da Indústria inaugurou ontem (30), a primeira Escola SESI de Referência do Tocantins em Araguaína. A solenidade será às 19h, no Centro de Atividades do Trabalhador (CAT), Setor Cimba.

O evento contou com a presença do diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mól, que representa o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires.

A escola homenageia em seu nome o empresário Joaquim Carlos Sabino, conhecido como Marlon, que faleceu em 2013 quando era vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e presidente do Sindicarnes-TO.

O modelo da Escola SESI de Referência faz parte de uma rede nacional e será implantado em 22 estados levando espaços modernos de aprendizagem que favorecem a interação entre os alunos e proporcionam experiências que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes.

Infraestrutura
A Escola passa a funcionar dentro do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) em um terreno de 6.664 m2, totalizando 3.019,86 m² de área construída. A estrutura conta com três blocos térreos que comportam 10 salas temáticas e cinco laboratórios: maker, robótica, ciências da natureza, matemática e informática.

A nova Escola SESI de Referência tem capacidade de atendimento de 1.500 alunos/dia nas séries do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e EJA, divididos nos três turnos.

A Escola SESI de Referência foi criada para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história, trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico.

O modelo tradicional de organização das salas de aula será substituído na Escola SESI de Referência por uma estrutura que permite o trânsito livre dos alunos e facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, tanto por professores quanto estudantes, proporcionando novas experiências e contribuindo para o desenvolvimento pleno dos alunos.

Bolsas de Estudo
Para os interessados em pleitear bolsas de estudos para ingresso na nova escola, está aberto o processo seletivo para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª Série do Ensino Médio para o ano letivo de 2024 no período vespertino. Os interessados poderão se inscrever até dia 02/12, conforme previsto no edital publicado no site http://sesi-to.com.br.

Os candidatos à bolsa integral devem atender ao critério de renda familiar de até 3 salários-mínimos total, ou meio salário mínimo por membro da família, além de estar regularmente matriculado em 2023. Os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital.

Para os demais alunos interessados em ingressar na Rede SESI de Educação, as inscrições para o ano letivo de 2024 já estão abertas.

Dia D de Visitação com desconto na matrícula: 02/12
Toda a comunidade interessada em conhecer as instalações da nova Escola SESI de Referência e fechar sua matrícula com desconto exclusivo pode participar do Dia D de Visitação que acontece neste sábado, 02/12, de 8h às 12h e de 14 às 18h.

Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio que fecharem a matrícula no Dia D terão desconto de 30%.

Os filhos e dependentes dos trabalhadores das indústrias possuem um desconto especial, mas a Escola SESI de Referência é aberta a todos ofertando Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »