MENU

30/11/2023 às 17h22min - Atualizada em 30/11/2023 às 17h30min

PF combate comercialização ilegal de madeira e prende três pessoas

Operação Araribóia Livre combate recebimento ilegal de madeira oriunda de Terras Indígenas

Com informações da Imprensa PF/MA
PF destruíram máquinas de madeireiras clandestinas - Foto: Assessoria / Polícia Federal
 
São Luís - A Polícia Federal no Maranhão, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) Batalhão Ambiental e brigadistas do ICMBio, deflagrou na terça-feira a 2ª fase da operação Araribóia Livre, com o objetivo de reprimir comércio irregular de madeira extraída da Terra Indígena Araribóia, localizada no sudoeste do estado. A ação ocorreu no município de Buriticupu/MA e empregou mais de 100 agentes públicos.

Foram alvos de fiscalização 32 empreendimentos madeireiros, 74 motores foram destruídos, 11 pessoas foram conduzidas por possuir madeira sem comprovação da origem e por não possuírem licença para o funcionamento do estabelecimento. Três foram presas em flagrante.

O trabalho da Polícia Federal conta com o Programa Brasil M.A.I.S, ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilita o recebimento de imagens de alta definição.
Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada, e ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida, dentre outros.

A operação se trata de uma continuidade de série de medidas que vem sendo adotada no ano de 2023 para frear e reprimir os ilícitos ambientais na Terra Indígena.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »