MENU

29/11/2023 às 17h54min - Atualizada em 29/11/2023 às 18h00min

Militância negra entrega carta ao presidente do PT com 15 propostas de combate ao racismo

Carta deve orientar os mandatos petistas do Tocantins e as candidaturas

- TO
Assessoria / Secretaria de Combate ao Racismo do PT
Lideranças fazem parte da Secretaria de Combate ao Racismo do PT-TO - Foto: Divulgação
 
Palmas/TO - “É a vida e a energia despendida por lideranças negras que fazem do PT o partido mais respeitado, diversificado e de luta do estado mais novo da federação”, é trecho da Carta Aberta da Militância Negra do PT Tocantins, entregue nesta terça-feira (28) à Direção Estadual na sede do partido em Palmas.

Com representação de 10 municípios tocantinenses, a Carta foi pensada e escrita pela militância durante o encontro realizado no último dia 16 de novembro promovida pela Secretaria de Combate ao Racismo do PT-TO e, além do contexto histórico de contribuição e luta do povo negro na construção e consolidação do Tocantins, a militância petista apresenta 15 propostas, no sentido de garantir que a pauta do combate ao racismo avance em todo estado.

“Recentemente assistimos um crescimento da violência urbana, gerando o aumento das mortes de jovens negros na capital. Segundo dados da Polícia Militar, houve mais de 80 assassinatos só em 2023, a maioria na região de Taquaralto e Aurenys”, alerta a Carta na reflexão sobre a naturalização do racismo “que mata e violenta os corpos negros”.

De acordo com a secretária de Combate ao Racismo do PT-TO, Naiara dos Santos, a Carta é mecanismo que deve orientar os mandatos petistas do Tocantins e as candidaturas que estão em construção para as eleições de 2024. “Este momento é de construção e respeito às cotas, às prioridades que as candidaturas negras devem ter e por isso entregamos a Carta ao presidente estadual, onde a militância apresenta à direção do PT e da Federação Brasil da Esperança do Tocantins a importância da pauta antirracista como prioridade”, pontuou.

A Carta foi entregue ao presidente estadual do PT, Zé Roberto Lula, que destacou “a importância de empenhar as discussões e ações do partido no sentido de garantir candidaturas, políticas públicas e formação de um cenário de oportunidades para o combate ao racismo no Tocantins e assim garantir a representatividade e a reparação histórica à toda população negra”.

Zé Roberto destacou ainda que o partido sempre buscou respeitar as cotas e refletir sobre as demandas e avaliou que é momento para organizar. “As candidaturas negras do PT Tocantins vão receber todo apoio do nosso partido e hoje é importante fazer um planejamento estratégico, organizar as formações, encontros e potencializar as nossas candidaturas negras do PT Tocantins”, destacou.

Participaram da reunião ainda o militante do PT e advogado, Cristian Ribas, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins, Maycon Costa, Karine Corrêa, da Secretaria Nacional do BrCidades e Bianca Pereira, presidente do PT Miracema.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »