MENU

27/11/2023 às 19h09min - Atualizada em 27/11/2023 às 19h15min

Entidades do Sistema FIEMA discutem oportunidades de negócios com a Inpasa

A reunião será nesta terça-feira, em Balsas, para elencar as demandas da nova fábrica

Imprensa FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - Representantes do Sistema FIEMA participam nesta terça-feira (28/11), em Balsas, de reunião que vai discutir com o Governo do Estado, demais entidades empresariais e empreendedores da região as “Oportunidades de Negócios com a Inpasa”. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) darão suas contribuições para a instalação da fábrica de etanol, proteína e óleo à base de milho, prevista para iniciar as atividades a partir de 2025.  

A reunião ocorrerá no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Balsas, a partir das 9h. O SENAI já realizou um pré-diagnóstico das possíveis demandas de capacitação profissional da nova indústria. São cursos em áreas como Normas Regulamentadoras (NRs), Construção Civil (edificações e instalações), Gestão, Logística, Biocombustíveis, Metalmecânica, entre outras. O SESI-MA vai mapear as demandas de Saúde e Segurança no Trabalho. Já o PDF-MA, coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, vai colocar à disposição da indústria uma rede de fornecedores locais. Até agora já foram elencadas 10 categorias com mais de 70 atividades que serão necessárias. 
 
Quando estiver em funcionamento, a partir de 2025, a planta da Inpasa em Balsas terá a expectativa de processar 1 milhão de toneladas de cereais, de produzir 230 mil toneladas de DDGS (Dried Distillers Grains), 23 mil toneladas de óleo, 460 milhões de litros de etanol, 200 Gwh de energia elétrica por ano. Durante a primeira fase do projeto, será investido R$ 1,2 bilhão e, na segunda fase, cerca de R$ 2,5 bilhões. Serão gerados mais de 2 mil empregos diretos no Maranhão e 350 empregos diretos nas áreas de engenharia, produção, administração, projetos e operação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »