MENU

27/11/2023 às 19h02min - Atualizada em 27/11/2023 às 19h15min

Projeto vai capacitar pequenos produtores no sul do Maranhão

Imprensa SEBRAE
O projeto tem o objetivo de profissionalizar os produtores para gerir melhor os seus negócios e acessar o mercado - Foto: Divulgação
  
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e fomentar a economia local por meio do empreendedorismo. Doze municípios serão contemplados com ações, que se iniciam em 2024, tendo o Sebrae como parceiro.
 
Com intuito de fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar orientada para o mercado, o Sebrae, em colaboração estratégica com a IDH (Iniciativa para Comércio Sustentável), lançou o projeto “Produzindo e Empreendendo - Transformando Pequenos Produtores em Empresários Rurais”. A apresentação das ações ocorreu no Mercado Público Municipal de Balsas, na quarta-feira (22).
 
De acordo com a analista do Sebrae Balsas e gestora do projeto, Sandra Barcelos, a parceria representa um passo significativo na transformação de pequenos produtores em empresários rurais, impactando positivamente não apenas a vida desses trabalhadores, mas também contribuindo para o crescimento econômico da região.
 
“O objetivo desse projeto é envolver produtores rurais, artesãos, fazer essa ligação com a produção associada ao turismo e da capacitação para compras governamentais, compras públicas e acesso a novos mercados. Pois, a partir do momento que a gente identificou algumas necessidades nos mercados locais, agora, sob o olhar técnico, a gente orienta, incentiva e estimula a produção local para poder fazer esse recurso ficar no município e na região. E isso vai contribuir também para a profissionalização desses produtores”, afirma a analista.
 
A adequação ao mercado e acesso direto aos pontos de vendas estão entre os desafios enfrentados por esses produtores. A proprietária de uma distribuidora de castanhas e derivados, Apoliana Pereira da Silva, explica que o mercado local é carente de produtores com uma atuação mais profissionalizada. “É um incentivo para que esses pequenos empresários, empreendedores, entendam a necessidade de estarem nos padrões que o mercado exige. Então, essa parceria que o Sebrae dá para a gente é de fundamental importância para que tudo isso aconteça, para que os produtos tenham uma visão, para que o público aceite e a gente tenha credibilidade no mercado”, avalia. 
      .
Parceria - O projeto faz parte do Eixo Incluir do Pacto PCI (Produzir, Conversar e Incluir) da região de Balsas. Essa iniciativa, capitaneada pela IDH, fundação voltada para promover o comércio sustentável, reuniu um amplo grupo de parceiros, incluindo governo local, agricultores, sociedade civil, instituições financeiras e empresas locais e internacionais, para formulação de ações de longo prazo, focando questões de produção sustentável, preservação ambiental e inclusão social.
 
As ações promovidas pelo Sebrae se iniciam em 2024 e a área de atuação abrange 12 municípios: Pastos Bons, Alto Parnaíba, Nova Colinas, Riachão, Loreto, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Feira Nova do Maranhão, Carolina, Balsas e Tasso Fragoso.
 
Segundo a líder de implementação do Pacto PCI da região de Balsas pela IDH, Aline Silva, esse projeto “vai fortalecer os agricultores para que eles tenham tanto a quantidade necessária, a produção periódica para que possa fornecer para outros mercados, quanto as certificações, os selos, também para acessar esses mercados. Então, a gente espera que nesse tempo a gente consiga contribuir para o acesso à melhoria de produção e de renda e qualidade de vida desses produtores familiares”, destaca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »