MENU

24/11/2023 às 16h52min - Atualizada em 24/11/2023 às 17h00min

“O Telemedicina e o Mais Médicos representam um avanço no atendimento médico público no Maranhão”, diz presidente da Agemsul

SECOM Agemsul Maranhão
Vagtonio Brandão com o governador Carlos Brandão - Foto: Divulgação
 
O presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (AGEMSUL), Vagtonio Brandão declarou que o Projeto Telemedicina e o Mais Médicos, lançados esta semana pelo governador Carlos Brandão, representam um avanço significativo na saúde pública executada nos 217 municípios maranhenses.

Assim como os demais membros do primeiro escalão do Estado, além do lançamento do Telemedicina, Vagtonio acompanhou, em São Luís, a acolhida dos 400 profissionais do Programa Mais Médicos que atuarão no estado, e ainda participou, da Caravana Federativa, um programa lançado pelo Governo Federal que traslada para os e estados os serviços de todos os Ministérios. 

O presidente da Agemsul disse que a agenda de trabalho na capital foi muito produtiva, mas declarou não ter dúvida de que os dois projetos, na área da saúde lançados pelo governador Carlos Brandão representam um marco no sistema de saúde pública no Estado.

“Antes ser convidado para Agemsul, fui prefeito e sei da dificuldade, ou melhor da agonia, dos gestores municipais para atender as demandas na área da saúde. Surgem problemas complexos, mas muitos casos poderiam ser resolvidos no próprio município, sem que o paciente, ou as prefeituras, gastem com transporte para outros centros. Acredito que esses dois programas farão com que o Maranhão melhore bastante nesse quesito, o da assistência médica aos maranhenses”, ressaltou Vagtonio Brandão.

O Telemedicina é um programa que o Governo do Maranhão vai executar em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. As consultas serão on-line com o usuário do Sistema Único de Saúde tendo acesso a médicos de mais de 17 especialidades. 

“Vejo como um marco e uma grande inovação a chegada desse serviço ao Maranhão. Isso demonstra, sobretudo, a preocupação do Governo do Maranhão com a saúde dos maranhenses” ressaltou o presidente da Agemsul. 

A solenidade de lançamento do Telemedicina e de acolhida do Mais Médicos ocorreu no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão; do vice-governador Felipe Camarão; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do gerente executivo de Programas Sociais da BP, Dante Dianezi Gambardella.

O evento contou também com a presença de diversos representantes dos governos estadual e federal; dos legislativos estadual e federal; prefeitos, vice-prefeitos e secretários Municipais de Saúde; entre outras autoridades e representantes de entidades, organizações da sociedade civil e de movimentos sociais que atuam na área da saúde 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »