MENU

23/11/2023 às 18h28min - Atualizada em 23/11/2023 às 18h30min

Janaína Ramos ressalta programa voltado à saúde e à dignidade menstrual lançado em Imperatriz

Parlamentar ressaltou que, que, além da distribuição gratuita de absorventes higiênicos, descartáveis e externos, o programa inclui outras ações básicas.

Agência Assembleia
Janaina Ramos ressaltou que, que, além da distribuição gratuita de absorventes o programa inclui outras ações básicas - Foto: Divulgação
 
A deputada Janaina Ramos (Republicanos) informou, na sessão desta quarta-feira (22), que teve a chance de participar do lançamento do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual em Imperatriz.

“Estive na cidade de Imperatriz, presenciando o lançamento do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que vai contemplar as meninas e mulheres que estão frequentando a rede escolar, as mulheres que estão em situação de rua, as mulheres do sistema penitenciário, aquelas que estão em baixa renda, ou seja, situação de vulnerabilidade”, declarou a deputada.

Ela acrescentou que, além da distribuição gratuita de absorventes higiênicos, descartáveis e externos, o programa inclui outras ações básicas relativas à promoção da dignidade menstrual.

Janaina Ramos assinalou que as mulheres irão receber mensalmente, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, absorventes e, além disso, também vão ter orientações em palestras no que diz respeito ao ciclo menstrual.

“A gente sabe que a pobreza menstrual é algo presente, é uma crueldade com as nossas meninas, tendo em vista que muitas deixam de ter o convívio social, deixam de participar, às vezes, de eventos, de irem para as escolas, por não terem um absorvente, por não terem condições financeiras de comprar esse material, e elas preferem ficar em casa a sofrer qualquer tipo de preconceito”, frisou a parlamentar.

Em seu discurso, Janaina Ramos destacou a importância do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, lançado no início do ano pelo Governo Federal.

“Este programa busca assegurar dignidade menstrual a nossas meninas, a essas mulheres aqui do nosso estado do Maranhão e do nosso Brasil. Então, eu quero aqui deixar registrado que o município de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, vem promovendo essa dignidade para as meninas de baixa renda. E eu tenho certeza de que, assim como a cidade de Imperatriz, outros municípios também vão adotar esse programa para garantir dignidade menstrual para as mulheres, para as nossas meninas do nosso estado do Maranhão”, enfatizou a deputada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »