MENU

22/11/2023 às 19h07min - Atualizada em 22/11/2023 às 19h15min

Projeto Telemedicina ampliará atendimento médico especializado nos municípios maranhenses

Saúde do Maranhão também recebe reforço do Mais Médicos

SECOM
Governo do Maranhão lançou o projeto Telemedicina em parceria com o Ministério da Saúde - Fotos: Brunno Carvalho
 
A saúde dos municípios maranhenses ganhou um importante reforço a partir desta quarta-feira (22). É que o Governo do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), lançou o projeto Telemedicina, que vai garantir consultas on-line com médicos de mais de 17 especialidades. E para ampliar a assistência nas unidades básicas de saúde, também foi feita a acolhida dos mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão no estado.

A solenidade de lançamento do Telemedicina e de acolhida do Mais Médicos ocorreu no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão; do vice-governador Felipe Camarão; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do gerente executivo de Programas Sociais da BP, Dante Dianezi Gambardella.

O evento contou também com a presença de diversos representantes dos governos estadual e federal; dos legislativos estadual e federal; prefeitos, vice-prefeitos e secretários Municipais de Saúde; entre outras autoridades e representantes de entidades, organizações da sociedade civil e de movimentos sociais que atuam na área da saúde.

O governador Carlos Brandão afirmou que a solenidade foi um momento de quebra de paradigma no Maranhão. 

“Estamos lançando um projeto muito importante para a saúde. O Telemedicina vai proporcionar assistência com especialistas altamente qualificados, para que a gente possa conseguir diagnósticos precisos, ampliando essa oferta nos municípios, pois nós sabemos das dificuldades. E com o reforço do Mais Médicos, na atenção básica, vamos ampliar os atendimentos nas localidades mais distantes, com dificuldades de acesso, de deslocamento”, disse Brandão.

Já a ministra Nísia Trindade reiterou o compromisso e parceria com o Governo do Maranhão. 

“O Ministério da Saúde está aqui de uma forma muito comprometida e eu estou feliz pelo dia de hoje, pois tivemos duas importantes ações nesse evento que vão fortalecer o SUS e levar o acesso às especialidades médicas para toda a população, utilizando a telemedicina e integrando a atenção primária, as unidades básicas de saúde, as policlínicas e toda a atenção de alta complexidade nos hospitais. A saúde tem que chegar igualmente para todos”, ressaltou.

 

Telemedicina

O projeto Telemedicina funcionará da seguinte forma. O usuário consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro ou povoado do município onde mora. Após o clínico geral avaliar e decidir que é necessário, fará o encaminhamento do paciente para a consulta com o médico especialista. 

O paciente agenda e retorna para a consulta on-line com o especialista. Durante a chamada de vídeo, o paciente estará acompanhado do clínico que fez o encaminhamento. E, caso precise, será encaminhado para a realização de exames complementares nos centros de especialidades, policlínicas e outras referências próximas.

“Com o Telemedicina a gente avança para a redução de filas de consultas especializadas e para a redução do risco das condições crônicas. Avançamos também no racionamento da máquina municipal e da máquina estadual. Mas, sobretudo, o uso das tecnologias possibilita a democratização do Sistema Único de Saúde e garante o acesso de todos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Telemedicina conta com mais de 17 especialidades como pediatria, cardiologia, neurologia, dermatologia entre diversas outras, além de atendimentos de enfermagem, medicina da família e cuidados paliativos.

Durante a solenidade, também aconteceu a assinatura simbólica do Termo de Adesão dos municípios ao Telemedicina. As cidades que aderirem ao projeto receberão do Governo do Estado computadores para o desenvolvimento das atividades de atendimento on-line.

O Telemedicina será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Beneficência Portuguesa e os municípios maranhenses, por meio do projeto TeleNordeste - que é uma iniciativa de Telessaúde do MS, realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto qualifica as equipes de Estratégia de Saúde da Família e promove um cuidado integral aos pacientes beneficiados.

A capacitação é feita pelos profissionais do Beneficiência Portuguesa (BP). “Nós já estamos em 150 municípios dos 217 do Maranhão. Tenho certeza que a partir de hoje todos os demais municípios vão aderir. Temos médicos que ficam à disposição de todos os municípios do estado, encerrando de forma mais rápida os diagnósticos sem que a população possa se deslocar para os grandes centros em busca de consultas”, informou o gerente executivo de Programas Sociais da BP, Dante Dianezi Gambardella.

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA) atuarão como mobilizadores do projeto no âmbito municipal. “Vamos atuar para que o projeto chegue aos 217 municípios do nosso estado para melhorar os indicadores de saúde na atenção básica, que é fundamental para prevenir grande parte dos problemas de saúde da população, mas que, infelizmente, muitas prefeituras têm capacidade de custear”, disse Ivo Rezende, prefeito de São Mateus e presidente da Famem.

O projeto também vai garantir o atendimento em áreas quilombolas e em aldeias indígenas, que ficam mais distantes das sedes das cidades e consequentemente a população tem mais dificuldade para acesso aos serviços de saúde especializados.

É o caso de Grajaú, que tem diversas aldeias indígenas, algumas delas a mais de 100 quilômetros de sua sede. “Usar a tecnologia da informação para os atendimentos em saúde é uma estratégia muito importante para chegar às pessoas que moram mais distantes dos centros, como é o caso dos povos indígenas e comunidades quilombolas. Então, com esse projeto vamos aumentar nossa capacidade de atendimento”, explicou o prefeito Mercial Lima.

 

Mais Médicos

Durante o evento, o Governo do Maranhão e o Ministério da Saúde (MS) também fizeram a acolhida de mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão nos municípios do estado para reforçar a atenção básica em saúde.

Ao todo, são 477 profissionais, mas a ministra Nísia Trindade frisou que o estado já conta com mais de 900 profissionais do Mais Médicos, atendendo a população. Para marcar o momento, foi feita a entrega simbólica de jalecos a três médicas do programa.

Quebrando o protocolo, o governador Carlos Brandão pediu a uma delas que falasse sobre o que representa o Mais Médicos no Maranhão. “Desde julho estou atendendo em Chapadinha, que tem 12 médicos do programa, sendo 6 do atual ciclo. O Mais Médicos faz a gente criar vínculo com os pacientes. Quando eu comecei, vários pacientes me perguntavam se eu voltaria para atender no mês seguinte ou se eu ia deixar a cidade, porque existe uma alta rotatividade de médicos nos interiores. E o programa dá para a população a garantia de que o médico estará lá na unidade de saúde quando ela precisar”, contou Vanessa Teixeira.

Como parte da solenidade também foi entregue um bottom especial para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunização, ressaltando a importância da vacinação para o combate, prevenção e controle de doenças.

 

Cuidar de Todos

O projeto Telemedicina faz parte do Cuidar de Todos, programa lançado em agosto deste ano pelo governador Carlos Brandão. O Cuidar de Todos é o maior programa de incentivo e apoio à Atenção Primária à Saúde (APS) do Maranhão, desenvolvendo diversas ações para garantir assistência integral à população dos municípios.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »