MENU

22/11/2023 às 18h21min - Atualizada em 22/11/2023 às 18h30min

Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do TRE-TO serve de modelo para Justiça Eleitoral de São Paulo

Próxima ação acontece nesta quinta-feira, 24, Aldeia Pedra Branca, em Goiatins

Antônio da Luz - TO
Colaboração para a Ascom/TRE
A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Denise Indig Pinheiro (ao centro) e as servidoras Regina Rufino e Luna Chino - Foto: Louise Maria (colaboração para a Ascom/TRE-TO)
 
Referência nacional, as ações do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) servem também de modelo para outros Estados. A visibilidade ocorre em decorrência da diferença que as atividades estão fazendo na vida dos povos indígenas tocantinenses.

Mais um circuito da ação iniciou nessa terça-feira, 21, com atendimento a mais de 130 famílias da etnia Krahô da Aldeia Mangabeira, no município de Itacajá. Nesta quinta-feira, 24, toda a estrutura será deslocada para atendimento na Aldeia Pedra Branca, em Goiatins.

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitora de São Paulo (TRE-SP), Denise Indig Pinheiro, participa pela segunda vez da atividade. Ela explica que no estado de São Paulo existem mais de 5 mil indígenas e o desafio do TRE-SP é localizar e cadastrar esses povos originários.

Denise Pinheiro destacou a capacidade e empenho da mobilização do TRE-TO para reunir tantos parceiros e levar todos os serviços aos povos originários. “Nosso trabalho está apenas no início e por isso é muito importante conhecer a experiência aqui do Tocantins para implantarmos em São Paulo” argumenta Denise Pinheiro.

Ainda de acordo com a juíza, que desta vez está acompanhada por mais duas servidoras Regina Rufino e Luna Chino. O objetivo é trocar experiências e conhecimentos para desenvolver programa semelhante do TRE-SP. “Estive aqui pela primeira vez e participei das atividades na Aldeia Javaé, na Ilha do Bananal. Fiquei impressionada com o trabalho feito no Tocantins e agora voltei com duas servidoras do TRE-SP para essa troca de experiências”, afirma Denise.

Objetivos estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Saiba mais:
https://www.tre-to.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Novembro/programa-de-inclusao-sociopolitica-dos-povos-indigenas-do-tre-to-serve-de-modelo-para-justica-eleitoral-de-sao-paulo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »