MENU

21/11/2023 às 18h35min - Atualizada em 21/11/2023 às 18h45min

Audiência pública da Aleto sobre tarifas da BRK Ambiental será nesta quinta-feira, 23

Evento contará com autoridades federais, representantes de órgãos e consumidores de todo o Estado no plenário da Assembleia Legislativa, às 9 horas

Thatiane Cunha
Deputado Marcus Marcelo, autor do requerimento solicitando o evento, presidirá o debate que destaca a revisão do valor do metro cúbico de água cobrado no Tocantins - Foto: Clayton Cristus/Aleto
 
A revisão do valor cobrado por metro cúbico de água no Tocantins será o tema principal da audiência pública sobre as tarifas cobradas na conta dos moradores. O deputado estadual Marcus Marcelo (PL), autor do requerimento solicitando o evento, presidirá o debate, realizado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Aleto (Assembleia Legislativa), às 9 horas, no plenário, com a presença de autoridades federais, representantes de órgãos e consumidores de todo o Estado.

“Semana importantíssima em que teremos a audiência pública e aqui mais uma vez quero chamar a atenção de todos, de toda a população tocantinense, que acha injusta a conta de água que vem pagando ao longo desses anos que participe da audiência”, convidou Marcus Marcelo.

O deputado também falou da importância da união de todos para que se encontre um caminho para redução das tarifas. “Essa é uma luta nossa, levantei esse tema com o apoio de todos os deputados estaduais e com a sensibilidade do governador, mas para que a gente possa ter êxito é importante a participação de cada um, para que a gente possa de fato buscar um caminho e baixar a conta de água do tocantinense”.

 

Representatividade

Entre os convidados da audiência pública estão o governador Wanderlei Barbosa, os deputados que compõem a Bancada Federal do Tocantins, as câmaras municipais, a UVET (União dos Vereadores do Estado do Tocantins), ATM (Associação Tocantinense dos Municípios), a ATR (Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Regulação), a ATS (Agência Tocantinense de Saneamento), secretários estaduais, presidente, superintendentes e diretores da BRK.

Também foram convidados representantes de órgãos fiscalizadores: OAB (Comissão de Defesa do Consumidor), Ministério Público, Superintendência Estadual do Procon, Defensoria Pública, e as agências de fiscalização, regulação e controle dos municípios de Palmas, Gurupi e Porto Nacional.  

As discussões sobre o valor da conta de água viraram pauta após apresentação de levantamento feito pelo deputado Marcus Marcelo que mostra que a tarifa de água do Tocantins é a maior da Região Norte. “Nós constatamos, eu e minha assessoria, que o Estado tem o metro cúbico de água mais caro da Região Norte e nós precisamos revisar todas as tarifas e mudar essa situação”.

 

Participação e transmissão

Interessados no tema podem participar da audiência presencial e virtualmente. O debate será transmitido, ao vivo, pelo canal da Assembleia Legislativa do Tocantins no YouTube.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »