MENU

20/11/2023 às 18h49min - Atualizada em 20/11/2023 às 19h00min

Assembleia comemora Dia do Biomédico em sessão solene

Cerimônia contou com a participação de professores, estudantes e profissionais da categoria

Agência Assembleia
Sessão solene em comemoração ao Dia do Biomédico foi realizada na manhã desta segunda-feira - Foto: Agência Assembleia
 
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta segunda-feira (20), no Plenário Deputado Nagib Haickel, sessão solene em comemoração ao Dia do Biomédico. Ao abrir a solenidade, com pronunciamento em nome do Poder Legislativo, o deputado Wellington do Curso (PSC), autor do requerimento que propôs a realização da sessão solene, destacou os desafios e avanços obtidos pela profissão do biomédico.

Ele explicou que o objetivo do Dia do Biomédico é homenagear os profissionais que atuam no campo da Biomedicina e que contribuem com a descoberta de diagnósticos por meio da realização de análises físico-químicas e microbiológicas.

“Eles têm grande importância no campo da saúde, onde atuam em diferentes vertentes, como realização de análises, criação de vacinas e o desenvolvimento de pesquisas que permitem o avanço da Medicina”, enfatizou o deputado.

A cerimônia, que contou com a participação de professores, estudantes e profissionais da categoria, foi iniciada com a exibição de um vídeo institucional sobre a importância do Dia do Biomédico e, em seguida, a presidente do Sindicato dos Biomédicos do Maranhão, Margareth Diniz, fez um relato sobre as lutas sindicais da categoria.

“O Dia do Biomédico é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A data é oriunda do Decreto-Lei 11.339, de 3 de agosto de 2006, e faz referência ao dia no qual a profissão foi regularizada no País, por meio do Projeto de Lei 6.684, de 3 de setembro de 1979”, frisou a sindicalista, acrescentando que, de acordo com a lei em vigência no Brasil, para ser biomédico é preciso ter ensino superior.

O presidente da Associação dos Biomédicos do Maranhão, Márcio Nunes, também ocupou a tribuna e destacou a importância da Biomedicina e dos profissionais da categoria.

“O biomédico tem uma formação voltada para a pesquisa e desenvolvimento de mecanismos para a promoção da saúde e bem-estar. Portanto, os especialistas dessa área pesquisam microrganismos causadores de doenças e colaboram no desenvolvimento de vacinas e medicamentos”, ressaltou.

Ao encerrar a sessão solene, o deputado Wellington do Curso disse que foi “de suma importância para a Assembleia Legislativa se debruçar sobre essa homenagem apreciada e aprovada por todos os deputados de forma unânime”.

“Portanto, é um reconhecimento a uma categoria de profissionais que precisa do apoio, do incentivo, atenção e, principalmente, de valorização. E isso se dá por meio de leis, de projetos que possam, na verdade, viabilizar essa valorização. A Assembleia Legislativa faz essa sessão solene para demonstrar a todos eles que nós estamos em apoio a estes profissionais, para que eles possam continuar prestando relevantes serviços à nossa sociedade”, ressaltou o parlamentar. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »