MENU

19/11/2023 às 09h43min - Atualizada em 19/11/2023 às 09h43min

Programa Pré-universitário nos Municípios encerra aulas neste domingo comemorando aprovados no vestibular da Uema

Secom/MA
Fotos: Divulgação/SECOM/MA

  
O programa Pré-Universitário nos Municípios encerra neste domingo (19) sua 1ª edição. Organizado pela Escola de Governo do Maranhão (Egma), o preparatório para os vestibulares, com foco nos servidores públicos, teve a adesão de 70 municípios.

“Em poucos meses de programa já colhemos bons frutos, como a aprovação de servidores em Grajaú, Buriti e diversos outros municípios, para vestibulares e formação de professores da Uema. Tenho certeza de que teremos diversas conquistas, pois todos estão irmanados para contribuir com a formação continuada dos servidores e do ingresso, destes, na educação superior” afirmou Leuzinete Pereira, diretora da Egma.

O programa é fruto de decreto assinado pelo governador Carlos Brandão. O projeto é desenvolvido pela Escola de Governo do Maranhão (Egma) em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Rádio Timbira, prefeituras municipais e outras instituições.



As aulas foram geradas em São Luís, nas dependências da Rádio Timbira em tempo real para uma sala de aula de cada município, onde os alunos puderam assistir e interagir ao vivo com os professores. Além de assistirem aulas de forma gratuita, online e simultânea, os participantes também receberam material didático, suporte pedagógico, orientação profissional e apoio socioemocional. Foram ofertadas disciplinas como história, geografia, filosofia, sociologia, interpretação textual, literatura, redação, física, química, biologia, matemática, língua estrangeira.

“Gostaria de expressar a minha gratidão à equipe do Programa Pré-Universitário nos Municípios, pois, sem eles, não seria possível a realização desta aprovação e da felicidade que estou sentido agora por ter passado no curso superior da Uema. Agradeço a todos os professores, em especial ao professor que sempre está atento ao grupo e sempre se esforça para que possamos nos concentrar nos estudos. Quero dizer a todos que a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo e a si mesmo,” afirmou Daiana Conceição, funcionária de Grajaú, aprovada no vestibular da Uema.

A participante Alana dos Santos, de Porto Franco, roda de moto 80 km todo final de semana para assistir as aulas. “Sou professora da rede municipal de Porto Franco e fui informada sobre o curso pré-universitário, uma oportunidade imensa para quem ainda não fez um cursinho preparatório. E eu, enquanto servidora, viajo cerca de 80 km de distância até a cidade de Porto Franco para poder assistir essas aulas e poder passar em um concurso público ou em um vestibular, porque meu sonho é ser concursada e eu sei que eu vou conseguir” afirma a servidora municipal.

O coordenador geral do programa, Wagner Costa, que fez diversas visitas aos munícipios que aderiram, constatou o empenho de todos para o sucesso desse programa. “Mesmo que pioneiro e inédito, os resultados superaram nossas expectativas, tanto em número de inscritos como nos resultados de aprovados, até então, nos vestibulares que aconteceram nesse período, como no Programa Ensinar/Uema. Aproveito para agradecer os professores, coordenadores, supervisores e pontos focais, todos que contribuíram e esperamos ter uma nova, e ainda melhor, edição em 2024”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »