MENU

16/11/2023 às 19h00min - Atualizada em 16/11/2023 às 19h00min

Alunos do SENAI Imperatriz conquistam primeiro lugar em competição da Mitsubishi em SP

Projeto de automação foi premiado na categoria ensino técnico

Imprensa/FIEMA
Dentre os 150 projetos apresentados, a equipe composta por Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luiz Gustavo Pereira Barros, orientados pelo instrutor do SENAI, Oberdan Costa, conquistou o primeiro lugar - Foto: Divulgação
 
 Em uma emocionante disputa na MECA Brasil, competição educacional promovida mundialmente pela Mitsubishi Electric, em São Paulo, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) garantiram a vitória na categoria ensino técnico. A competição reuniu instituições de ensino superior e técnico das áreas de engenharia e automação industrial, destacando-se pela criatividade e inovação dos projetos que aplicam os produtos da empresa em soluções práticas.
 
Dentre os 150 projetos apresentados, a equipe composta por Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luiz Gustavo Pereira Barros, orientados pelo instrutor do SENAI, Oberdan Costa, conquistou o primeiro lugar na categoria ensino técnico com a proposta “Aplicação de IoT em um sistema de manufatura automatizado para indústria 4.0”. 

O projeto consiste em uma esteira que faz a seleção de materiais de natureza diversa via sensores. O diferencial é a utilização da IoT (Internet das Coisas) nesse processo, que monitora a planta industrial da Mitsubishi e faz a separação dos insumos, possibilitando a geração de relatórios instantâneos, que podem ser enviados via aplicativos, viabilizando o acesso aos resultados pelo celular.  

Aluno do curso de automação, Luiz Gustavo (21), que é um dos integrantes da equipe vencedora do desafio fala sobre a experiência. “Primeira vez que participo deste tipo de competição é para mim foi mais que um aprendizado foi uma oportunidade de crescimento e de destaque junto ao mercado”. Foi desafiador porque eu mesmo nunca tinha viajado de avião e foi muito gratificante ter conquistado essa premiação que enaltece o Maranhão e a cidade de Imperatriz”.

A competição, realizada anteriormente em diversos países como China, Índia e Tailândia, tem por objetivo enriquecer a formação de estudantes de mais de 150 instituições de ensino nessas áreas. O evento foi dividido em três fases, começando com o envio de projetos sob o tema “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil” pelo do site. Os projetos foram criteriosamente avaliados pelo comitê organizador, que deu o start para que os melhores projetos partissem para a construção de protótipos. Cada equipe recebeu conjuntos de produtos selecionados e doados pela Mitsubishi Electric para desenvolver suas soluções. 

Na cerimônia de premiação realizada em São Paulo, o SENAI Imperatriz foi agraciado com um robô industrial, enquanto os estudantes vencedores receberam notebooks individuais. Além disso, foi anunciada a oportunidade de estágio de férias no escritório local da companhia, localizado em Barueri/SP, como parte do reconhecimento pela excelência na proposta inovadora. 

Para o instrutor do SENAI, Oberdan Costa, a participação da entidade no desafio demonstra a força e o preparo dos alunos maranhenses. “O SENAI tem como missão formar profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho, e a participação destacada de nossos alunos neste desafio é um reflexo claro desse compromisso. Estou certo de que essas experiências contribuirão significativamente para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um deles”. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »