MENU

13/11/2023 às 09h29min - Atualizada em 13/11/2023 às 09h29min

Ministro Fávaro e Casa Civil alinham proposta para a conversão de pastagens

Projeto do Mapa intensifica a produção sustentável de alimentos e deve ser lançado até a COP28.

Da Assessoria
Imprensa-MAPA
Ministro Fávaro e a secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, alinham proposta para a conversão de pastagens - Foto: Divulgação/Imprensa-MAPA

  
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, detalhou o programa de conversão de pastagens de baixa produtividade para a intensificar a produção de alimentos de forma sustentável em reunião na Casa Civil. Junto à secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, Fávaro alinhou as propostas do programa desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A iniciativa é considerada o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo.

Com foco na produção com rastreabilidade e sustentabilidade, sem comprometer as florestas, o programa já foi apresentado pelo ministro Carlos Fávaro em missões oficiais em países como Alemanha, Índia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão, atraindo o interesse dos investidores estrangeiros.

A proposta é que sejam incorporados à área de produção mais 40 milhões de hectares de pastagens degradadas ou de baixa produtividade nos próximos 10 anos, intensificando a produção de alimentos sem avançar no desmatamento sobre as áreas já preservadas e com práticas que levem à não emissão de carbono.

“Enquanto muitos países começam a recuar na produção de alimentos, nós vamos intensificá-la porque sabemos fazer isso com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. O grande legado do presidente Lula é o combate à fome e este programa é, sem dúvida, uma grande ferramenta na segurança alimentar do planeta", disse o ministro.

Fávaro lembra que nos últimos 50 anos, em que o Brasil teve um incremento de 140% na sua área de produção, o aumento de produtividade foi de 580%, graças à pesquisa e à ciência. Isso faz com que o país deixasse a posição de importador de alimentos para se tornar um dos maiores exportadores do mundo.

Entre os representantes do Mapa no encontro, estavam o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Júlio Ramos; o assessor especial do
ministro, Carlos Ernesto Augustin; o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira; e a chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social, Carla Madeira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »