MENU

11/11/2023 às 19h05min - Atualizada em 11/11/2023 às 19h05min

Produtores e fornecedores representam agroindústria na 5ª edição da Expo Indústria Maranhão

Cachaçarias, cervejarias, fertilizantes, sindicatos e instituições vinculadas ao agronegócio marcam presença na feira, que ocorre até domingo (12).

Nina Mochel / Leonardo Sampaio / Karoliny Passos / Cíntia Machado
Imprensa FIEMA
Governador Carlos Brandão visitou o espaço Expo Agro acompanhado do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e dos vice-presidentes, Cláudio Azevedo e Benedito Mendes - Foto: Divulgação/Imprensa FIEMA
  
SÃO LUÍS – Um dos principais setores da economia maranhense, o agronegócio está presente na Expo Indústria Maranhão, que ocorre até o domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Cachaçarias, cervejarias, fertilizantes, sindicatos e instituições vinculadas ao agronegócio ocupam os 12 estantes do espaço Expo Agro, instalado na área externa do centro de eventos, ao lado do Expo Lounge, praça de alimentação da feira multissetorial, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do SEBRAE e Governo do Maranhão.   

A força da agroindústria, setor ligado à produção agrícola no estado foi representada pelas cachaçarias Capotira, Santo Ambrósio, Reserva do Zito e Gin Luar, pelas cervejarias Hopesbeer, Cerveja da Ilha, Dona, Mitológica, Herr Agnes, Duobus, Urra Beer, Quadra 66, Baronesa, pelas empresas Geleia Sabor, Mestre Cana, Vallen Fertilizantes, Tocantins Fertilizantes e Gohobby. Como instituições vinculadas ao setor da agricultura, também participaram do Expo Agro o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Maranhão (Sindibebidas), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec) e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima).  

O sabor tipicamente maranhense foi um dos atrativos no estande da Gin Luar e da geleia Sabor da Ilha dentro da Expo Agro. Nele, os expositores apresentaram ao público dois produtos fabricados dentro do estado. O primeiro deles é o gin totalmente produzido dentro do Maranhão que tem se beneficiado das últimas duas edições da Expo Indústria Maranhão. “Já é nossa segunda feira e podemos dizer que temos tirado muito proveito deste encontro. Somos uma marca nova, mas aqui conseguimos apresentar o nosso produto em primeira mão e muito dos nossos clientes nos conheceram no ano passado e já neste ano por meio da Expo”, contou Thaisy Santos, representante do Gin Luar.  

Dividiram o espaço com a marca de bebida os produtos da geleia Sabor da Ilha, que ofereceu ao visitante do estande uma diferenciada cartela de sabores para degustação. “Trabalhamos com sabores combinados de frutas típicas da nossa região: tamarindo, cupuaçu, manga, maracujá e outras frutas estão na base de nossas geleias. Atendemos hoje a um mercado que integra padarias, supermercados, mercadinhos e outros estabelecimentos. Na feira, apresentamos aos visitantes uma oportunidade para que eles provem a força de nosso sabor”, disse a representante comercial Ana Clara Lacerda.  

Quem gostou da geleia foi Fabiana de Souza, empreendedora que visitou a feira na noite de sexta. Ela provou quatro sabores: manga com pimenta, tamarindo e cupuaçu. “Dá para perceber que o sabor é forte e bem carregado; do jeito que gosto. É bom vermos como nossos produtos e nossa economia está crescendo. A Expo deste ano é o evento mais bonito que já visitei”, comentou ela.  

Além do gin e da geleia, o visitante da Expo Agro pode provar um pouco de uma cachaça produzida dentro de São Luís. No estande da Mestre da Cana, uma boa dose de pinga é sempre bem-vinda. De acordo Agnes Gomes, à frente do espaço, a marca trabalha com uma cachaça refinada e com sabores suaves. “Temos até mesmo um drink exclusivo nosso chamado Tropicana. Nele, vai o nosso licor de laranja com especiarias, abacaxi, limão siciliano, hortelã. Temos ainda um licor de vinagreira com hibisco que é uma delícia e que é a base de outro drink especial no qual vai morango, limão, tati, que é o limão verdinho, pimenta rosa. Quem experimenta adora”, garante.  

Em sua quinta edição, a feira tem suas atratividades organizadas a partir dos três pilares temáticos: ESG (Meio ambiente, Sociedade e Governança); Capital humano; Tecnologia e inovação. O ambiente da feira da indústria reflete as necessidades dos empresários, expositores e visitantes e tem como objetivo fundamental ser um propulsor de novos negócios. Uma vasta programação é oferecida aos visitantes com rodadas de negócios (nacional e internacional), palestras, oficinas, bate-papos, painéis, shows. Além dos mais de 250 estandes, o público poderá visitar os espaços Plenarium, Rodada de Negócios, Arena do NAC - Núcleo de Acesso ao Crédito, Expo Agro, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Arte, Expo Turismo, Expo Fornecedores, Expo Show e ainda acompanhar o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão e o Maranhão Fashion Week 2023.  

Com o objetivo de promover a diversidade da indústria maranhense e de seus fornecedores, a Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. A feira tem o patrocínio de Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e Forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano e Vale. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site expoindustriama.com.br.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »