MENU

11/11/2023 às 18h46min - Atualizada em 11/11/2023 às 18h46min

Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão reúne cerca de 2 mil estudantes e é um dos destaques da Expo Indústria

O evento realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fortalece a integração entre estudantes e setor produtivo, agindo como catalisador de oportunidades no cenário empresarial.

Nina Mochel / Leonardo Sampaio / Karoliny Passos / Cíntia Machado
Imprensa FIEMA
Público maranhense marcou presença no Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Negócios - Foto: Divulgação/Imprensa FIEMA
  
SÃO LUÍS - Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL- MA), o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, se tornou um ponto alto da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão na sexta-feira (10), reunindo cerca de 2 mil pessoas, entre elas, estudantes, professores, gestores de recursos humanos e empresários em um ambiente de integração com foco no desenvolvimento profissional do público presente, proporcionando-lhes insights valiosos sobre as demandas e expectativas no cenário empresarial. 

O evento, que já figura como tradição na capital há mais de 15 anos, se destaca por alinhar-se aos princípios da maior feira multissetorial do Nordeste, a Expo Indústria Maranhão, cujo tema este ano é "Indústria: o futuro passa por aqui". 

A proposta do Encontro vai além de um simples diálogo entre estagiários e empresários, visando criar um ambiente propício para a interação e compreensão das necessidades do cenário mercadológico atual. O foco está em proporcionar uma visão abrangente, considerando tanto a perspectiva do estagiário em busca de oportunidades quanto a do empresário em busca de talentos alinhados às demandas do mercado. 

Após dar as boas-vindas à plateia, a coordenadora regional do IEL Maranhão, Michele Frota, ressaltou a relevância da iniciativa. “Concluímos mais uma vez com sucesso mais um encontro com muito conhecimento e interatividade.  O Encontro nasce desse desejo de impactar positivamente a vida de estudantes que buscam por oportunidades, que desejam expandir seus conhecimentos ou que queiram trocar experiências”. 

PALESTRAS EM DESTAQUE - Durante o Encontro, palestrantes renomados contribuíram para o sucesso do evento, abordando temáticas relevantes para a formação e desenvolvimento profissional. A palestra principal do Encontro deste ano foi conduzida pelo renomado historiador e doutor em História Social pela USP, Leandro Karnal, que na oportunidade abordou uma variedade de temas, desde história e comportamento humano até ética, sociedade e filosofia. 

A gestora de carreiras da UNDB, Alessandra Aguiar, esteve compartilhando toda a sua expertise sobre o tema "Construindo carreiras na era da indústria 5.0: habilidades, estratégias e oportunidades". Com mais de uma década de experiência na educação superior e profissional, Aguiar destacou a importância da articulação entre empregadores e alunos do ensino superior, bem como a inovação e a tecnologia funcionam como aliados no processo de protagonismo das carreiras. 

Leonardo Giacomin, gerente de Gente e Gestão da Suzano, trouxe insights valiosos em sua palestra sobre "A importância da inovação contínua na gestão". Especialista em Carreira de Melhoria Contínua e People Mindset, Giacomin compartilhou sua experiência no planejamento estratégico e gestão de negócios, ressaltando a relevância da inovação constante no ambiente corporativo. 

O FUTURO DA INDÚSTRIA EM FOCO - Ao conectar- se ao tema central da Expo Indústria Maranhão, "Indústria: o futuro passa por aqui", o Encontro IEL reforça seu compromisso em ser um espaço catalisador de ideias e perspectivas para o futuro da indústria no Maranhão. A interação entre estudantes, educadores e profissionais do setor contribui para a formação de uma visão integrada e alinhada com as demandas do mercado, promovendo o desenvolvimento econômico da região. 

A estudante de administração, Carla Pacheco, conta que iniciou recentemente um estágio e viu no encontro uma oportunidade para buscar conhecimentos e realizar networking. “É sempre bom estar inteirada de assuntos como esses tratados nas palestras promovidas aqui, eu me sinto privilegiada pela oportunidade não só de aprender, mas também de fortalecer minha rede de relacionamentos”. 

Com o objetivo de promover a diversidade da indústria maranhense e de seus fornecedores, a Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. 

A feira tem o patrocínio de Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano e Vale. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »