MENU

10/11/2023 às 17h41min - Atualizada em 10/11/2023 às 17h45min

Estudantes de escola pública em Araguaína vivem experiência inédita em comunidade indígena

Ação faz parte de projeto desenvolvido no CEM Castelo Branco

ASCOM Araguaína
Estudantes conheceram a comunidade krahô de Itacajá - Foto: Divulgação
 
Um grupo de 45 alunos do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, em Araguaína, viajou na última quarta-feira (08/11) para a comunidade indígena dos krahô, em Itacajá, região norte do estado.

Os alunos são das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. A ação faz parte do projeto “Povos Originários e Comunidades Tradicionais do Tocantins – História, Memória e Tradição”, da unidade escolar.

Os estudantes tiveram a supervisão da coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Amanda Anjos e do professor José Sérgio Oliveira Sales.

Assim que chegou na comunidade, o grupo foi acolhido pelo cacique e lideranças indígenas no centro da aldeia. Logo em seguida, os alunos participaram de uma palestra, na qual foram apresentadas as conquistas e desafios enfrentados nos últimos anos.

O grupo também participou de uma Feira de Trocas (escambo) com a comunidade indígena, onde, na ocasião, roupas, tecidos, sandálias, entre outros, foram trocados por artesanatos produzidos pelos indígenas.

Outro momento de destaque foi o jogo de futebol ocorrido entre alunos e a comunidade indígena, promovendo grande interação entre eles.

Os estudantes também aproveitaram para banhar nas águas do rio Manoel Alves Grande, num momento de grande animação por parte dos envolvidos

Ao fim da visita, o grupo participou de cantos e danças celebrados pela comunidade, como sinônimo de boas vindas e até mais, até logo, bom retorno.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »