MENU

10/11/2023 às 17h26min - Atualizada em 10/11/2023 às 17h30min

Empresários e instituições bancárias estreitam diálogo sobre linhas de crédito na 5ª Expo Indústria Maranhão

Programação da Arena do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) promove palestras para empreendedores e apresenta soluções para acesso a linhas de crédito

Da Redação
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – De um lado o empresário que quer expandir seu negócio, mas não sabe como conseguir crédito. De outro, as instituições bancárias com linhas de financiamento em busca de novos clientes. Para quebrar essa barreira e aproximar as duas partes, a 5ª Expo Indústria Maranhão montou a Arena do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), espaço onde os principais bancos públicos do país contam com estandes e realizam palestras sobre suas linhas de crédito.

A Arena do NAC conta com estandes dos bancos: Brasil, Amazônia (BASA), Nordeste (BNB) e Caixa. Nos locais, o empresariado em geral pode conversar com os representantes das instituições e tirar dúvidas sobre linhas de crédito, modalidades de financiamentos entre outros produtos e serviços que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

Foi com esse intuito que a empresária do ramo da construção civil, Patrícia Ribeiro, procurou a Arena NAC no primeiro dia da 5ª Expo Indústria Maranhão. “A gente veio atrás de conhecimento para desenvolver nosso negócio. Hoje, o acesso ao crédito tem algumas dificuldades, sobretudo para as pequenas empresas. E a gente precisa muito de financiamentos para compra de equipamentos e linhas de crédito como as do Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, que têm taxas de juros mais baratas, são importantes. Por isso, estamos aproveitando para fazer esse contato”, afirmou.

O Banco do Nordeste apresentou todas as suas linhas de crédito durante a palestra FNE Industrial – linha de crédito para indústria: como acessar recurso federal para sua empresa, que podem atender as necessidades de Patrícia Ribeiro. A palestra foi apresentada por Gleycellen Marques.

Quem também não perdeu a oportunidade de conversar mais de perto com as instituições bancárias foi Jádina Castro. “Eu estou em busca de uma ferramenta que me ajude a otimizar meus processos de pagamentos. Então, vim até aqui para ver quais produtos os bancos estão oferecendo nesta área. Um espaço como esse facilita muito. Os bancos ouvem o lado do empresário e a gente pode dialogar melhor com eles”, disse.

E a palestra do Banco do Brasil foi exatamente sobre o assunto de interesse de Jádina Castro já que o tema foi “Integração Tecnológica para Fluxo de Caixa e Ferramentas de Gestão Financeira”, feita pelo especialista em Fluxo de Caixa, Paulo Roberto Nunes Diniz. Durante o bate-papo ele falou sobre soluções on-line para pagamentos e recebimentos entre outros sistemas.

Taxas de juros, exigências de garantias reais e tipos de linhas de crédito adequadas às necessidades das empresas são algumas das dificuldades que as empresas industriais citaram em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sobre estes temas o gerente-geral da agência do BASA, Daniel de São Luís deu algumas dicas que podem ajudar o empresariado. “O Banco da Amazônia, como um banco público, tem linhas de crédito para todos os tipos de negócios, desde o pequeno ao grande empresário. O primeiro passo é estar com a empresa sempre regularizada e sem restrições. Outro ponto importante é pesquisar junto aos bancos as linhas de crédito que podem atender o seu negócio. Muitas vezes o empresário quer crédito, mas tem pouca informação. Procurar uma agência, buscar os canais eletrônicos de atendimento, sites e outros facilita muito”, explicou.

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br. 

A feira tem o patrocínio de Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano e Vale. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »