MENU

09/11/2023 às 18h22min - Atualizada em 09/11/2023 às 18h22min

''Renascer'', a grande aposta da Globo para 2024

Trama de enorme sucesso em 1993 volta repaginada, tendo Marcos Palmeira no papel principal.

Da Redação
GB Edições
Para a alegria dos fãs de “Renascer”, que conquistou tantos telespectadores há 30 anos, a Globo já começou a gravar o remake da novela, desta vez, escrita por Bruno Luperi, baseada na obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa / Fábio Rocha-RG
  
“Renascer”, a famosa novela exibida em 1993 pela Rede Globo, marcou época por sua trama envolvente, cenários marcantes e personagens inesquecíveis. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história se passava no interior do Nordeste brasileiro, retratando as agruras e belezas da vida no campo, com elementos de romance, drama e conflitos familiares.

A trama central girava em torno de José Inocêncio, na época interpretado por Antonio Fagundes, um homem rude e obstinado, dono de terras e gado, que enfrentava diversos desafios para manter sua propriedade. Sua relação conturbada com o filho caçula, e a paixão avassaladora por Mariana, uma moça simples e sonhadora, proporcionaram momentos intensos e emocionantes ao longo da novela.



A narrativa também destacava a cultura nordestina, com suas tradições, festas populares e crenças religiosas, oferecendo ao público uma imersão na riqueza cultural da região. Além disso, a trama mostrava diversos conflitos sociais e políticos, evidenciando as disparidades econômicas e as lutas pela sobrevivência no sertão.

Para a alegria dos fãs da trama, que conquistou tantos telespectadores há 30 anos, a Globo já começou a gravar o remake da novela, desta vez, escrita por Bruno Luperi, baseada na obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa.

As gravações do remake estão tendo suas primeiras cenas gravadas em Ilhéus, na Bahia, região onde a história é ambientada nas duas fases. Com um olhar renovado para seus personagens e tramas, a novela assinada por Luperi nesta nova versão segue atemporal com seus mistérios, dramas, amores, vingança e lendas. “Renascer” conta a história de José Inocêncio - que na primeira fase vai ser interpretado por Humberto Carrão e na segunda fase por Marcos Palmeira -, um homem obstinado e destemido, que carrega consigo a coragem e a vontade de se tornar alguém na vida, mas que desenvolve uma difícil relação com o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva) desde seu nascimento.



“‘Renascer’ pisa em um Brasil mais profundo de forma mais potente. Assim como ‘Pantanal’, são obras épicas, atemporais e que estão na memória afetiva do público e da televisão, e que agora temos a possibilidade de trazê-las para os dias de hoje. Porque o tempo escreve com a gente. E os valores foram muito ressignificados de 30 anos para cá. Isso determina a maneira como abordar e tratar as narrativas e de como se traduz aquela cena ou dramaturgia para os dias atuais. Ter essa chance de novo é mais um presente que o destino me reservou”, celebra Bruno Luperi.

Na trama, aos pés do jequitibá rei, José Inocêncio inicia o pacto que o acompanhará ao longo de toda a sua vida e torna-se com o passar dos anos a figura mais respeitada da região por seus êxitos como produtor de cacau. Mas, na vida pessoal, o “coronelzinho” sofre quando Maria Santa (Duda Santos), seu grande amor, morre ao dar à luz João Pedro (Juan Paiva), o caçula de quatro filhos.  A alegria e a vontade de viver desaparecem e desde então ele desenvolve uma difícil relação com o filho mais novo o rejeitando desde o nascimento. Anos mais tarde é a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) que colocará à prova todas essas emoções quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher. 



Assim como a semente de cacau, José Inocêncio também cria raízes naquela terra. E ele renasce pela primeira vez ao sobreviver a uma impressionante emboscada. O episódio não deixa apenas cicatrizes pelo corpo, mas espalha a fama de que o “coronelzinho” tem o corpo fechado para morte. Não demora muito para José Inocêncio se tornar uma figura mítica e o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau. 

Mas talvez a maior de suas conquistas seja o amor da jovem e pura Maria Santa. A arrebatadora paixão entre os dois gera quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e o caçula, João Pedro, o único que não teve a oportunidade de conviver com a mãe, que morre ao dar à luz. A fatalidade com Maria Santa provoca a revolta em José Inocêncio, que por toda a vida culpa João Pedro pela morte de seu grande amor.



A indiferença e a mágoa marcam a relação entre o patriarca e o caçula ao longo dos anos. Apesar do desprezo e de ter tido negadas as oportunidades que foram concedidas aos irmãos, João Pedro sente enorme admiração por este homem; seu único desejo é ter o amor paterno.

A saga de José Inocêncio que fez história na dramaturgia brasileira estará de volta no remake de “Renascer”, que tem data prevista para o início do ano que vem. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »