MENU

08/11/2023 às 18h05min - Atualizada em 08/11/2023 às 18h15min

Uemasul realiza VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão

Estudantes e professores dos campi da UEMASUL e de outras instituições prestigiaram a solenidade de abertura

Ascom/UEMASUL
Foto: Ascom/UEMASUL
 
Aberta na terça-feira, (7) com o tema “A universidade como catalisadora do desenvolvimento regional”, a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (Sapiens), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), segue até esta quinta-feira (9), com exposição de trabalhos, palestras e minicursos, estandes interativos, além das apresentações dos resultados obtidos com os projetos de pesquisas vinculados aos programas de fomento da universidade.  

A palestra de abertura foi conduzida pela doutora Sandra Cocuzzo Sampaio Vessoni e teve como tema “Instituto Butantan: aprendizados da covid-19 em uma instituição pública de pesquisa, ensino e produção”. Todas as palestras estão sendo transmitidas pelo canal oficial da Uemasul no YouTube.

“A programação desenvolvida na Sapiens tem uma contribuição e relevância social, porque mostra o que é produzido na instituição pelos acadêmicos, além dos seus muros, abrindo possibilidades de discussão de temas de interesse comum, como por exemplo, a palestra de abertura, que mostrou o processo de geração e produção da vacina da Covid-19. A Sapiens pretende ano após ano estender as discussões, a partir dos seus temas, possibilitando a participação da comunidade externa”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Allison Bezerra Oliveira.

A Sapiens reúne este ano 1.225 pessoas inscritas e 262 trabalhos apresentados. Coordenada pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propgi) e pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (Proexae), a semana tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos, no ciclo 2022/2023, promovendo uma integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária.

A acadêmica e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr), Thamyres da Silva, contou sobre a sua primeira experiência na Sapiens. “É a primeira vez que participo como expositora de banner. A minha pesquisa cientifica é uma reinterpretação da história do Brasil, sob a perspectiva da população negra. Através de narrativas de autores de antepassados negros, é possível um novo olhar sobre a realidade brasileira no passado e no presente, uma releitura da nossa história, sob novas perspectivas e olhares”.

A cerimônia de premiação dos trabalhos será realizada nesta quinta-feira (9), último dia do evento, após a palestra “A universidade necessária: a extensão na geografia, da prática territorial à teoria espacial”, ministrada pelos professores doutores Diogo Cavalcanti Galvão e José Milton Lopes Pinheiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »