MENU

08/11/2023 às 18h04min - Atualizada em 08/11/2023 às 18h15min

Rodadas de Negócios Internacionais são destaque na Expo Indústria Maranhão 2023

Fornecedores maranhenses entram em contato com empresas de outros países durante a feira multisetorial que será aberta nesta quinta-feira

Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - Um ambiente para fazer grandes negócios, a Expo Indústria Maranhão tem em sua programação rodadas de negócios internacionais e nacionais. A feira multissetorial será realizada pelo Sistema FIEMA (IEL, SESI e SENAI) e pela CNI, de quinta-feira (9) a domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Na organização das sessões de negociação, estão o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e o Centro Internacional de Negócios, em parceria com Sebrae, Vale e Equatorial. 

Uma das expectativas da Expo Indústria Maranhão é o incentivo à economia criativa e à competitividade entre as empresas maranhenses, considera o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves. “Uma das transformações produzidas pela Indústria 4.0 é a possibilidade de internacionalização dos negócios. Aqui destacamos o papel fundamental da FIEMA, por meio do PDF e do CIN, para garantir que o produtor maranhense tenha acesso a mercados internacionais. Nossas rodadas internacionais têm se tornado cada vez mais eficazes e garantido um contato do fornecedor do estado com compradores de outros países”, frisa Baldez. 

Na quinta (9) e na sexta-feira (10), o PDF e o CIN realizarão a Rodada de Negócios Internacional, das 8h às 14h, na sala de Reunião do PDF, na Casa da Indústria Albano Franco, sede da FIEMA (Cohama). De acordo com Camila Belo, coordenadora do PDF, o processo de internacionalização das empresas no Maranhão tem se intensificado nos últimos anos, principalmente em decorrência da preparação realizada com os fornecedores locais. “O Maranhão hoje tem acesso ao processo de internacionalização com a possibilidade da negociação virtual. A digitalização facilitou a vida tanto dos compradores como dos fornecedores, porque antigamente era muito mais difícil conseguir um comprador, trazê-lo de outro país para dentro de nossa feira. Hoje, está tudo mais fácil”, comenta Belo. 

Dentro do pavilhão de estandes da Expo Indústria Maranhão, um outro ponto estratégico para as rodadas de negócios locais será o Sebrae Lab. No local, haverá negociações em parceria com a Equatorial e a Vale na quinta-feira (9). Na sexta-feira (10), será a vez do Sebrae organizar uma rodada de negócios, em parceira com o PDF/FIEMA, das 14h às 17h30. No domingo (12), o PDF realizará a entrega da certificação do Procem aos fornecedores das 20h às 21h, no espaço Expo Summit. 

NAC - Destinado a aproximar as instituições financeiras dos empresários maranhenses, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIEMA oferece um espaço que reunirá assessores do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Basa e Caixa. Além do contato direto com os bancos, os empresários poderão acompanhar palestras sobre produção sustentável, proteção de ativos valiosos, linha de crédito para o setor industrial, capital de giro, fluxo de caixa e ferramentas de gestão.  

A feira tem a expectativa de receber um público superior a 40 mil pessoas e potencial para gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. Além dos painéis e palestras técnicas, a feira terá muitos espaços com programação simultânea para todos os públicos, como Expo Show (apresentação de shows e espetáculos), Expo Agro (exposição de produtos e maquinários agrícolas), Terminal de Inovação (para startups com foco na indústria), Expo Summit (palestras gratuitas com duração de 30 minutos) e Plenarium (onde ocorrerão as discussões sobre os pilares da feira deste ano).  

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. Para saber mais sobre a programação e se inscrever gratuitamente, acesse o site www. expoindustriama. com.br. 
 
EXPO INDÚSTRIA EDIÇÃO 2023 
  • ·Expectativa de R$ 290 milhões em negócios prospectados 
  • ·Expectativa de capacitação: 3 mil pessoas 
  • ·Área do pavilhão e Centro de Convenções: 20.000 m² 
  • ·Expectativa de público: 45.000 visitantes 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »